14.6 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Fevereiro 4, 2026

Últimas Noticias

Casal e filho ficam desalojados após casa desabar parcialmente em Ourique devido ao mau tempo

Um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, ficaram hoje desalojados depois de a casa onde viviam desabar parcialmente no lugar de Foros da Favela, no concelho de Ourique, distrito de Beja, na sequência do mau tempo. O alerta para o incidente foi dado às autoridades às 07h57, indicou o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Ourique, Mário Batista, a habitação, com paredes em taipa, ficou sem condições de habitabilidade. As chuvas intensas terão provocado infiltrações de água na estrutura, que resultaram no desabamento parcial. O presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, adiantou que os três moradores vão ser realojados temporariamente numa casa do município. As operações de socorro envolveram os Bombeiros de Ourique e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

O mau tempo está a causar estragos e cortes de estradas em vários concelhos do distrito de Beja. Em Castro Verde, estão interditas as vias Estação de Ourique/Aivados–Conceição, Geraldos–Monte Cerro, Rolão–Viseus e Entradas–São Marcos da Ataboeira. No concelho de Aljustrel, permanecem encerradas as estradas entre a sede do concelho e Montes Velhos, entre Montes Velhos e Corte Vicente Anes, e de Jungeiros para o concelho de Santiago do Cacém. Também a Estrada Nacional 18, no troço que liga Ervidel a Beja, se encontra fechada ao trânsito.

No concelho de Alvito, o trânsito está condicionado na EN383, entre Vila Nova da Baronia e Torrão, devido a inundações em zonas baixas próximas das ribeiras. A Estrada Municipal 353, na zona da Fonte da Telha, e a Ponte do Azinhal, em Vila Nova da Baronia, encontram-se igualmente cortadas ao trânsito. Em Odemira, a EM501 está interditada a todos os veículos entre a Choça e a Ponte do Selão devido ao deslizamento de parte da plataforma rodoviária. No concelho de Beja, estão temporariamente intransitáveis a estrada entre Vila Azedo e Neves, a Estrada das Apolinárias, a do Padrão, a EM529 entre Vila Galé e Monte da Juliana e o troço EN391 entre Salvada e Quintos.

O mau tempo afeta atualmente todo o território de Portugal continental, com aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, aguaceiros, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima intensa, na sequência da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O país enfrenta a chegada de uma nova tempestade numa semana marcada por chuva intensa e ventos fortes, que já provocaram dez mortes, deixaram 68 concelhos em calamidade e várias populações privadas de eletricidade.

Rádio Castrense / Lusa

Latest Posts

Não perder