12.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Últimas Noticias

Cáritas Diocesana de Beja congratula-se com constituição do NPISA de Beja

No próximo dia 29 de maio, pelas 15h00, será realizada no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho de Beja, localizado na Praça da República, a celebração do protocolo de constituição do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de Beja (NPISA – Beja).

A Cáritas Diocesana de Beja será integrada no NPISA de Beja, que terá como principal objetivo “atender às necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de ficarem nessa condição, assim como dos técnicos e organizações que trabalham como recursos e respostas no âmbito da prevenção, acompanhamento e integração dessas pessoas”, explica em comunicado a Cáritas Diocesana de Beja.

Desde janeiro de 2022 que a Cáritas Diocesana de Beja está a implementar o projeto “Estou Tão Perto que Não Me Vês”, que visa o atendimento, acompanhamento e integração desta camada da população, “contribuindo para fortalecer uma intervenção que promova a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco, incluindo as pessoas em situação de sem-abrigo no concelho de Beja”. O projeto é financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), através do Fundo Social Europeu (FSE), enquadrado no Eixo Prioritário 6 – Coesão Social e Inclusão do Alentejo 2020, em sintonia com a consecução da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023).

A ENIPSSA 2017-2023 adota como modelo de intervenção a otimização de recursos humanos e financeiros, assim como a necessidade de evitar a duplicação de respostas e qualificar a intervenção na prevenção das situações de sem-abrigo e no acompanhamento dos beneficiários, com foco no indivíduo, na família e na comunidade. Os seus órgãos e estruturas incluem uma Comissão Interministerial e uma Comissão Consultiva, o Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE), que integra um Núcleo Executivo, e a nível local, os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).

A Cáritas Diocesana de Beja “congratula-se desta forma com o culminar de um processo, para o qual e desde a primeira hora esteve sempre comprometida, fazendo votos para que daqui em diante possamos em conjunto unir esforços para apoiar as pessoas em situação de sem abrigo”, conclui o comunicado.

Latest Posts

Não perder