16.8 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Outubro 31, 2025

Últimas Noticias

“Candidato paraquedista do Chega afinal não aterra em Odemira” diz o PS local

Decorreu esta terça-feira na Praça Sousa Prado, em Odemira, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos do município, após os resultados das eleições de 12 de outubro. Assumiram funções o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, os restantes seis vereadores eleitos, os 21 membros da Assembleia Municipal e os 14 cidadãos mais votados nas Assembleias de Freguesia do concelho.

O evento, no entanto, ficou marcado pela exceção na tomada de posse. O candidato à Câmara Municipal pelo partido Chega apresentou renúncia ao mandato antes mesmo da realização da cerimónia. Foi substituído, no ato, pelo número dois da respetiva lista. O Partido Socialista (PS) de Odemira sublinha, em comunicado, que tanto o candidato original como o seu substituto são cidadãos “sem qualquer ligação conhecida ao concelho de Odemira”.

O PS critica veementemente esta decisão, considerando que “a atitude do Chega, um partido que se apresenta como portador de uma promessa de mudança e de uma nova forma de fazer política, suscita legítimas dúvidas quanto à sua coerência e compromisso com os eleitores”. O comunicado questiona se “fazer diferente” significa “não respeitar o resultado eleitoral”, apresentar um candidato alheio à realidade local que renuncia ao cargo, ou permitir que o lugar seja ocupado por quem não foi diretamente sufragado.

Para o Partido Socialista, esta postura representa um “desrespeito pelo processo democrático e pelos cidadãos que participaram de forma consciente nas eleições autárquicas”, desvalorizando os princípios de representação e o papel das instituições locais. É ainda de registar a ausência de qualquer justificação pública por parte do partido Chega, uma situação considerada relevante face à habitual atividade comunicacional desta força política.

O Partido Socialista de Odemira aproveitou a ocasião para “desejar a todos os eleitos um excelente mandato”, pautado pelo “respeito democrático, pela cooperação institucional e pelo compromisso comum de defender o território de Odemira e o bem-estar de todos os Odemirenses”.

Latest Posts

Não perder