9.3 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Últimas Noticias

Câmara Municipal de Odemira debate voto sobre presos políticos na Venezuela

A Câmara Municipal de Odemira analisou, na sessão realizada a 21 de janeiro de 2026, um Voto de Saudação relativo à libertação de presos políticos na Venezuela, apresentado pelo vereador do CHEGA, Manuel José Cardoso Matias.

Segundo a nota de imprensa enviada à redação da Rádio Castrense, assinada pelo vereador do Chega Manuel José Cardoso Matias, a recente libertação de alguns presos políticos é considerada “um sinal de esperança”, ainda que insuficiente, tendo em conta que centenas de cidadãos continuam detidos por motivos políticos, alegadamente em condições desumanas e sem garantias de defesa. O texto destaca ainda a existência de cidadãos luso-venezuelanos entre os presos, com ligações diretas a Portugal.

No voto, a Câmara Municipal de Odemira é instada a apelar ao Governo da República Portuguesa para que assuma uma posição firme e inequívoca na defesa dos Direitos Humanos, recorrendo a todos os canais diplomáticos para exigir a libertação imediata de todos os presos políticos, com especial atenção aos cidadãos de nacionalidade portuguesa ou dupla nacionalidade.

O documento defende que a defesa da liberdade, da democracia e da dignidade humana não deve ser seletiva nem condicionada por afinidades ideológicas, sublinhando que não pode haver democracia onde existam presos políticos.

O Voto de Saudação acabou por ser chumbado, com os votos contra do PS e da CDU e a abstenção da AD.

Latest Posts

Não perder