13 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 26, 2021

Últimas Noticias

Câmara de Almodôvar quer vacinação nos Lares de Idosos e IPSS e defende encerramento das escolas do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar defende a vacinação contra a COVID-19 em todos os Lares e IPSS’s do concelho, o mais rapidamente possível. António Bota justifica esta necessidade urgente, uma vez que no concelho de Almodôvar ainda não se verificou, felizmente, qualquer surto de infeção pelo novo Coronavírus, em Lares e IPSSs.

O autarca de Almodôvar diz ainda que, disponibiliza “todos os transportes municipais e toda a logística, à saúde pública, para que estas entidades possam utilizar, se assim acharem necessário, numa eventual ação de vacinação no concelho, com prioridade nos Lares e IPSS’s (prioridade já solicitada na semana passada às entidades competentes).

O concelho de Almodôvar tem, atualmente, 112 casos ativos de COVID-19 na comunidade, por isso “antes que a COVID-19 assole os mais vulneráveis, é imperativo avançar já com a vacinação” defende António Bota.

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar solicitou ainda, na passada semana, uma reunião de Comissão Municipal de Proteção Civil, à qual preside, onde foi proposto o encerramento total das escolas do concelho de Almodôvar, dada a atual situação epidemiológica do concelho, em que o número de casos de COVID-19 tem vindo a crescer exponencialmente. O pedido foi enviado para a Entidade de Saúde Pública distrital, que é quem tem competências para autorizar o fecho total dos estabelecimento de ensino, em conjunto com a direção regional de educação do Alentejo.

Neste momento, estão 6 turmas em isolamento profilático (5 no ensino preparatório e secundário e uma no jardim de Infância), há 21 professores do agrupamento de escolas em isolamento e ainda 4 motoristas do Município, também em isolamento profilático.

Cerca de 20 colaboradoras estão igualmente em isolamento e os espaços culturais estão encerrados, por imposição legal.

“Neste contexto, não me resta outra alternativa senão solicitar este encerramento, por 15 dias, até que a situação atual se resolva por via da legislação sobre os dias de confinamento, sendo que avaliaremos a situação em duas semanas” realça António Bota.

O presidente da Câmara de Almodôvar sublinha que “esta seria a melhor solução para o concelho, sendo que ao nível escolar temos problemas em garantir transportes de estudantes, em higienizar regularmente os espaços, em garantir vigilância e apoio aos alunos, basicamente, em fazer funcionar os serviços e a logística educativa com as condições básicas de segurança e higiene” lamenta António Bota.

A autarquia aguarda ainda a decisão da Saúde Pública para poder avançar com o fecho das escolas no concelho.

Latest Posts

Não perder

Newsletter

Recebe toda a informação na tua caixa de correio, subscreve a newsletter.