14.5 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Março 28, 2024

Últimas Noticias

Biblioteca Municipal de Alvito assinala 40º aniversário com várias atividades para todos

Entre os dias 20 e 23 de abril a Biblioteca Municipal de Alvito assinala o seu 40.º aniversário com a realização de diversas atividades para crianças, adultos e seniores. Apresentações literárias, contos e histórias, exposições, ateliers, workshops, espetáculos musicais, marionetas e uma feira do livro são algumas das propostas apresentadas.

Assim,” os visitantes poderão visitar uma exposição temática onde serão relembrados alguns dos momentos marcantes na história da Biblioteca Municipal, através de registos fotográficos e que constatam a dinâmica de atividades e os serviços disponibilizados, ao longo de quarenta anos, neste concelho” explica a autarquia de Alvito.

A Biblioteca Municipal de Alvito abriu as portas em 1983, no edifício da atual Conservatória do Registo Civil, Predial e Cartório Notarial, na Rua das Manhãs, passando posteriormente para um segundo edifício, onde se localiza o atual Balcão Único da Câmara Municipal, em Alvito.

Em resultado de um contrato-programa, estabelecido entre o Município e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e num projeto a cargo dos Arquitetos Nuno Gomes da Silva e Eugénio Castro Caldas, foi inaugurado a 9 de outubro de 2004, o atual edifício na presença do Secretário-geral dos Assuntos Culturais, Dr. José Amaral Dias e da fundadora da Rede de Bibliotecas Públicas, Drª Maria José Moura.

Assim, para assinalar a data, durante os dias 20 e 23 de abril, o autor/ ilustrador bretão Alain Corbel disponibiliza a sua exposição de ilustrações originais «A Fábrica de Imagens», a partir de vários livros editados em colaboração com autores consagrados como Alice Vieira, João Paulo Cotrim, Pedro Rosa Mendes, Lívia Jorge, e muitas outras assim como imagens mais pessoais realizadas desde a sua recente instalação no Alentejo. 

A encenadora Gisela Cañamero realizará uma oficina para ser dinamizada em conjunto jovens alunos que darão voz ao poeta lírico, Luís de Camões. Os alunos são convidados a interpretar Camões, tendo como suporte a banda sonora criada para o efeito.

A contadora de Histórias Elsa Serra apresentará sessões de histórias contadas, onde viajaremos entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados. Vamos aprimorar o gosto pelos livros, pela leitura e pelo universo mágico das histórias que nos levam a refletir sobre o Mundo e a Vida.

Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira apresentam espetáculo «Paz, poetas e pombas» que é um recital de conto, poesia e música dedicado à liberdade, a partir do espetáculo UTOPIA: cartas a José Afonso, em que o cantautor Marco Oliveira e a atriz Ana Sofia Paiva evocam a obra de José Afonso construindo uma performance a partir dos seus poemas, melodias e anotações.  Mantém-se a lógica de serem as cartas escritas a José Afonso, de cantarmos as suas músicas e dizermos a sua poesia, mas faremos alterações em termos de repertório, acrescentando outros cantautores, poetas e escritores. É uma celebração dos valores de Abril ancorada na música e na palavra poética.

Elisa Rosado e Ana Rita Santos apresentam “Histórias Cantadas e Dançadas”, de entre um repertório de músicas infantis, as crianças são convidadas a participar numa sessão com muita dinâmica, música a fim de despertar os cinco sentidos de bebés e crianças de todas as idades. Toda a família é também convidada a participar e a interagir nas dinâmicas apresentadas pela Elisa e pela Ana Rita.

O marionetista Manuel Dias, Trulé apresenta o espetáculo As minhas MAIS… Marionetas, por ser antológico, sintetiza um percurso de mais de quarenta anos de pesquisa e entendimento das várias técnicas de construção e manipulação de marionetas. É um espetáculo de pura poesia visual em que os bonecos tocados por graça infinita e pelos dedos mágicos do bonequeiro nos mostram pedaços de vida em histórias de sonhar e encantar.

Ana Santos, Cristina Taquelim e Celina da Piedade da Chão Nosso, apresentam a atividade “Vai de Centro de ao Centro” onde se partilha memórias, cantigas e histórias com idades maiores, desafiando os presentes para a partilha das expressões do imaterial que ainda permanecem ativas na nossa memória.

«Apresentação de antologia poética «Poetas do Alentejo» – A Editora Shantarin publicou recentemente o livro «Poetas do Alentejo», uma antologia poética de autores regionais, onde constam poemas de Raul de Carvalho, selecionados por Ana Luís Vilela e António Saéz Delgado. São dois volumes traduzidos em inglês e espanhol e que, mais tarde, irão estar disponíveis também em francês. O autor Raul de Carvalho faz parte do conjunto de autores pertencentes a uma literatura modernista e estudada no Ensino Superior. A apresentação da obra será realizada pela Professora Doutora Elisa Nunes Esteves.

Hélder Rosado apresenta o seu livro «Tomás, um aluno top» que conta a história de um rapaz de dez anos que frequenta o quinto ano de escolaridade. O Tomás sonhava ser jogador de futebol tal como milhares de jovens da sua idade. Talento?! Talento não lhe falta. Nesta história, podes saber como foi a transformação positiva do Tomás perante a escola e a forma como ele foi buscar ensinamentos ao seu desporto favorito – o futebol.

A escritora Alexandra Forjaz apresenta o livro O Marquês Barão de Alvito», uma monografia, sob a forma de ensaio, resultante da análise e estudo documental sobre os Barões de Alvito, nomeadamente, o último Marquês Barão de Alvito, D. José; antepassados da autora. Este trabalho de investigação da história familiar permitiu responder a algumas dúvidas sobre o destino deste património familiar, e levantou mais umas quantas questões para investigações futuras.

«Percurso de leituras soltas e outras curiosidades» recebe a colaboração do Clube da Natureza de Alvito e dos Encontros de Alvito, num itinerário com paragens para pequenas leituras e reflexões em torno da ecologia, da sustentabilidade e do ambiente.

Todas estas propostas “são motivos mais do que suficientes” para visitar a Biblioteca Municipal “Luís de Camões” em Alvito de 20 a 23 de Abril nas comemorações do seu 40.º aniversário.

Latest Posts

Não perder