13.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Últimas Noticias

VIII Festival Beja Romana começa hoje na capital do Baixo Alentejo

A Câmara Municipal de Beja e os dois parceiros estratégicos – os Agrupamentos de Escolas da cidade- escolheram para esta edição o tema “Pax Romana: Guerra, Paz e Domínio do Território”, organizam de 26 a 28 de Maio, a VIII edição do Festival Beja Romana, que se realiza na capital do Baixo Alentejo.

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, acredita que será mais uma jornada de afirmação deste que é “um dos eventos mais emblemáticos do concelho”.

“A grandeza e imponência de  Pax Julia revive-se durante 3 dias no centro histórico da cidade. Mas é na Praça da República, local onde se situava o fórum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação” frisa a autarquia bejense.

Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, esta é uma atividade que continua a marcar presença na Beja Romana.

Pax Julia era a capital de um dos três conventus iuridicus (circunscrições territoriais jurídico-administrativas em que se subdividiam as províncias) que existiam no atual território português, a única a sul do Tejo. Era a cidade com o estatuto administrativo e jurídico mais importante na região. Os vestígios arqueológicos encontrados por toda a cidade, particularmente abundantes no que se refere à cidade romana, confirmam a grandeza e imponência que Pax Julia deve ter possuído, consonante com o estatuto que tinha.

O Festival Beja Romana pretende celebrar o passado romano reavivando a memória e o universo romano dos ilustres pacenses.

As entradas são livres. Conheça o programa completo aqui.

Latest Posts

Não perder