“Capitães da Esperança” é um projeto de arte participativa que está a ser desenvolvido pela Associação Ressurrectos em parceria com o Centro Social, Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança, em Beja, com particular relação com o Shave E9G, que vai acontecer simultaneamente nos Bairros das Pedreiras e Esperança, em Beja.
Segundo a nota enviada pela organização este projeto “vai envolver crianças e jovens em diversas oficinas de criação artística de curta duração, em que o resultado de cada uma é a base para a oficina seguinte.”
Para cada uma destas fases a iniciativa conta com artistas e criadores locais (Margarida Santos, João Maia, Filipe Nunes Branco, Cristina Matos e Ana Ademar), sendo que a primeira oficina terá início ainda em Janeiro com contadora de histórias e mediador de leitura, Cristina Taquelim.
Para entender como este projeto se vai proceder, Ana Ademar, em declarações à Rádio Castrense, explica como as diversas etapas se realizam e como se relacionam entre si.
Segundo a organização “o Capitães quer aproximar estas crianças e jovens ao centro da cidade de Beja, em especial dos equipamentos culturais e da programação que estes têm para oferecer. Assim como fornecer pistas para possíveis percursos profissionais.”
O projeto é financiado pelo Artes e Periferias, um apoio resultante da parceria entre a Direção Geral das Artes e AIMA.