16.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Últimas Noticias

Baixo Alentejo é região parceira do projeto Europeu RESIST

A região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, é uma das regiões parceiras no projeto europeu RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology, que conta com a participação de 56 parceiros (de 15 países) e um investimento total de 26 milhões de euros (mais de 5,6 milhões de euros para Portugal).

“Entre os 56 parceiros europeus do consórcio integram associações europeias, grupos de investigação sobre alterações climáticas, agências de Inovação, organizações de comunicação e um fundo de capital de risco, por forma a que as soluções inovadoras resultantes possam ser validadas e alavancadas entre os cidadãos, promovendo a disseminação e exploração sustentável dos resultados para o mercado” explica a CIMBAL.

O projeto, cujo evento de lançamento decorreu nos dias 17 e 18 de janeiro, em Coimbra, “promove projetos demonstradores no âmbito da missão dedicada à adaptação às alterações climáticas do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia“.

“Com o objetivo de acelerar a transformação e aumentar a capacidade de adaptação de 12 regiões europeias vulneráveis às alterações climáticas, o projeto RESIST, coordenado pelo SINTEF e em colaboração com o INOVA+, apoiará doze regiões da UE nos seus esforços de promover a resiliência contra os impactos das alterações. O Sudoeste da Finlândia, a Dinamarca Central, a Catalunha e o Centro de Portugal serão as regiões pioneiras que irão testar soluções de adaptação para os principais desafios relacionados com o clima” explica a mesma fonte.

Cada uma dessas quatro regiões será́ geminada com duas outras regiões com características biofísicas semelhantes. A região do sudoeste da Finlândia trabalhará com a Normandia (França) e a Macedónia Oriental (Grécia); a região da Dinamarca Central com Blekinge (Suécia) e Zemgale (Letónia); a região da Catalunha com Puglia (Itália) e Baixo Alentejo (Portugal), e a região Centro de Portugal com Vesteralen (Noruega) e Extremadura (Espanha).

Um dos demonstradores deste projeto será, assim, desenvolvido na Região do Baixo Alentejo através da participação da CIMBAL neste projeto, sendo este demostrador focado na implementação de sistemas de aviso e alerta tendo em conta os impactos e vulnerabilidades do território já identificadas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do baixo Alentejo – PIAACBA” detalha a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

A forte colaboração entre todas as regiões e partes interessadas está no centro da metodologia do projeto RESIST, que prevê a implementação de estruturas adequadas de aprendizagem mútua, troca de experiências e transferência de know-how.

Latest Posts

Não perder