No ano em que se comemoram os 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Associação Alentejo, Terras e Gentes, a CIMBAL e a Universidade de Évora, através do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), Unidade De I&D que integra a Cátedra Unesco em Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional unem esforços e lançam a criação do Arquivo Digital do Cante Alentejano.
O projeto de criação da plataforma digital do cante alentejano, pretende através da digitalização dos acervos existentes, construir um Arquivo digital acessível a todos desta expressão patrimonial ao longo do tempo, baseando-se na recolha de dados junto dos seus principais atores, os grupos de cante alentejano.
Pretende-se ainda potenciar outras abordagens ao Cante, baseadas em novas fontes resultantes do trabalho de pesquisa a realizar.
A Plataforma Digital do cante Alentejano será apresentada no Espaço Institucional da CIMBAL na OVIBEJA, este sábado, dia 4 de Maio, pelas 16 horas.