A Associção Natureza Portugal vai iniciar, em 2025, a remoção do açude Horta do Fialho, localizado na Ribeira de Oeiras – que nasce na Serra do Caldeirão e desagua no Guadiana (Mértola), um açude que já não cumpre a função para a qual foi construído e que, aos dias de hoje, está apenas a obstruir o curso natural da ribeira.
A remoção deste açude vai permitir restaurar a conectividade fluvial da Ribeira de Oeiras, recuperando 2,34 km desta ribeira e melhorando o seu estado ecológico, e vai ainda contribuir para melhorar não só a vegetação ripícola na área de intervenção, mas também o habitat para peixes nativos e espécies de mexilhões ameaçadas.
Na Ribeira de Oeiras habitam várias espécies autóctones e ameaçadas de extinção, das quais se destacam o mexilhão-de-rio-do-sul , cujos peixes hospedeiros estão restritos unicamente às espécies do género Squalius, ou a enguia europeia.
Esta sub-bacia do rio Guadiana é também habitat de mamíferos emblemáticos, como o lince ibérico e a lontra.
Esta ação de restauro pode ainda criar condições para o regresso de outros peixes ameaçados anteriormente encontrados na ribeira, como por exemplo o caboz-de-água- doce ou a lampreia marinha.