15.4 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Outubro 15, 2025

Últimas Noticias

Incêndio de Odemira em fase de resolução – Mais de 1100 bombeiros no terreno

O incêndio rural que deflagrou no passado sábado na zona de São Teotónio (Baiona), concelho de Odemira, está “em fase de resolução”; segundo a informação a que a Rádio Castrense teve acesso junto do portal da Proteção Civil.

A esta hora, segundo a mesma fonte, no terreno estão ainda 1108 operacionais, apoiados por 367 viaturas e 15 meios aéreos.

A Proteção Civil Municipal de Odemira, em comunicado, disse ontem à noite que “as duas frentes ativas, a noroeste (zona da Delfeira) e sul (nos concelhos de Aljezur e Monchique), com uma área de interesse com cerca de 10.000 ha, têm múltiplos pontos críticos, todos acompanhados de meios.”

Ao longo do dia de ontem “registaram-se múltiplas reativações no perímetro, que assumiram uma dimensão que exigiu uma resposta musculada por parte do dispositivo no terreno”, adiantou o município.

Até ao momento (ontem à noite) “foram deslocadas, por prevenção, pela GNR, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros, um total de 1.459 pessoas, das quais 148 acolhidas em Zonas de Concentração de Apoio à População (ZCAP) estabelecidas pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, em articulação com a Segurança Social e serviços de Ação Social dos municípios afetados. Neste momento encontram-se 79 cidadãos nas ZCAP, das quais 41 em São Teotónio, 19 em Odemira, 2 em Monchique e 2 em Aljezur. 15 cidadãos estão instalados no Lar de Idosos de São Teotónio” adiantou a autarquia.

Foram assistidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) 36 pessoas, na maioria agentes de proteção civil, 8 das quais transportadas para a unidade hospitalar (5 bombeiros e 3 populares).

Continuava interdita a circulação na Estrada Municipal 501 (acesso a Relva Grande) e no Caminho Municipal 1186 (entre São Miguel e Vale dos Alhos).

Foto: Direitos Reservados – Rádio Castrense

Latest Posts

Não perder