O Município de Vidigueira está a promover até amanhã, 30 de julho, a Semana da Gastronomia Património Cultural de Portugal.
O programa “integra várias iniciativas de valorização e salvaguarda de ingredientes e pratos tradicionais incentivando também à inovação dos mesmos, com destaque para herança gastronómica local”, destaca o município.
O “Vidigueira à mesa, com as delícias do Tomate” pretende ser “uma mostra gastronómica que reúne alguns restaurantes do concelho (Canto do Rossio, País das Uvas, O Trilho, Só Petiscas, O Quetzal e a Taberna da Tia Jacinta) que apresentam pratos exclusivos, numa fusão de sabores tradicionais como é caso do gaspacho, da tomatada, da açorda subrenfusa, do arroz de tomate, com a inovação de ingredientes, como o gaspacho de tomate e cereja com gelado de queijo de cabra da Vidigueira ou a salada de queijo de cabra fresco, com tomate, alface, sementes torradas e água-mel de Vila de Frades” sublinha a autarquia vidigueirense.
Em parceria com a Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre «está também a decorrer a ação de formação “Regiões Gastronómicas Portuguesas”, no Restaurante do Quetzal, com o formador e chef João Mourato. São 12 horas distribuídas por 4 dias, entre as 16h e as 19 horas e conta com 15 participantes».
Com esta iniciativa “pretende-se a envolver, valorizar e capacitar os agentes regionais de turismo (restauração, empresas de enoturismo, empresas de animação turística) e a comunidade em geral” esclarece ainda a Câmara Municipal.
O município lembra ainda que “no dia 24 de julho realizou-se o workshop de queijo fresco que proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender a produção artesanal do queijo fresco, desde a seleção dos ingredientes até às técnicas de preparação e armazenamento”.