7.6 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Últimas Noticias

Odemira: Autarquia e GNR assinaram contratos de comodato

O Município de Odemira e a Guarda Nacional Republicana celebraram contratos de comodato para alojamento de militares que constituem os efetivos dos Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia, do Destacamento Territorial de Odemira, com o objetivo de garantir todos os meios e condições para a continuidade da GNR no território.

A autarquia odemirense explica que, “os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva, em cerimónia que decorreu no dia 21 de setembro, nos Paços do Concelho de Odemira”.

O Município explica que, “vem desenvolvendo um conjunto de reuniões e contactos com os representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR), quer a nível local, regional e nacional, com vista ao reforço dos meios de segurança existentes no concelho”.

A mesma fonte acrescenta que, “nas referidas reuniões foi comunicado pelos representantes da GNR que os Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia não têm capacidade de alojamento para o efetivo que ali presta serviço. Neste sentido, e no âmbito da boa colaboração entre entidades, com vista à resolução desta situação o Município cede duas habitações municipais, localizadas em Odemira e Sabóia, em regime de comodato, que ficarão adstritas exclusivamente ao Destacamento Territorial de Odemira, pelo prazo de cinco anos, renováveis automaticamente por iguais períodos”.

Ainda neste âmbito de colaboração institucional, “o Município de Odemira, em conjunto com as Juntas de Freguesia, está a apoiar a GNR na reabilitação geral dos Postos Territoriais de São Teotónio, Sabóia, Colos e São Luís” frisa a edilidade.

O programa de governação “Odemira 21_25” do Município de Odemira, vertido no documento referente aos “Objetivos Estratégicos – 2022”, prevê no seu conjunto de ações a “promoção da qualidade de vida para todos” e o desenvolvimento da proposta de “política de proximidade”, através da qual se pretende fomentar o sentimento de bem-estar nos espaços públicos, com especial enfoque para as questões como higiene, segurança e acesso para todos. Neste sentido, é uma preocupação e determinação do Executivo Municipal contribuir para a continuação da presença dos meios humanos da GNR no território e em particular no interior do concelho.

Latest Posts

Não perder