As frequências da Televisão Digital Terrestre já estão a mudar no distrito de Beja. A alteração prende-se com a libertação de espetro radioelétrico para que a quinta geração móvel, o 5G, possa ser lançado em Portugal.
Hoje é a vez da frequência mudar no emissor de Castro Verde. Se sintoniza o emissor de Castro Verde e ficou sem imagem no seu televisor, deve fazer uma nova busca automática de canais e sintonizar o Canal 43 UHF. Não é necessário orientar novamente as antenas, comprar novos equipamentos ou contratar serviços de TV paga.
O processo é simples. Se é servido pelo Centro Emissor do Mendro, através do canal 40, não tem que fazer nada, já que esta frequência não será alterada. Pra além de Castro Verde, também o emissor de Ferreira do Alentejo mudou hoje para o canal 30 UHF. Amanhã o emissor de Mértola muda do canal 56 para o canal 47 e do emissor de Barrancos mudar para o canal 30.
Em caso de dificuldades, a ANACOM disponibiliza uma linha gratuita de apoio, que está disponível todos os dias das 09h às 22h (800 102 002). Para além disso, se necessário, a Autoridade de Comunicações enviará técnicos credenciados a sua casa para o ajudar, de forma inteiramente gratuita.
A rede TDT começou a alterar as frequências no dia 7 de fevereiro, tendo iniciado em Sines. As alterações prosseguem de sul para norte, finalizando nas ilhas até ao mês de junho.