Últimas Noticias

Instituto Politécnico de Beja recebe conferência internacional sobre artes digitais, media e tecnologia

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai acolher, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2026, a ARTeFACTo 2026 BEJA – Expanded (A)udiovisual (I)ntelligence, a 5.ª Conferência Internacional sobre Criação Digital em Artes, Media e Tecnologia.

O evento reunirá investigadores, docentes, artistas, profissionais das tecnologias de informação e especialistas de diversas áreas ligadas às artes digitais, comunicação, cultura, filosofia e educação, promovendo a reflexão e o debate em torno da cultura digital e da sua relação com a arte e a tecnologia.

A conferência centra-se nos artefactos digitais e computacionais, abordando temas relacionados com o seu design, criação, investigação, implementação, exposição e impacto na sociedade contemporânea. O objetivo passa por reforçar a visibilidade de criadores e investigadores que desenvolvem trabalho neste domínio, incentivando o diálogo interdisciplinar e contribuindo para o desenvolvimento de novos enquadramentos teóricos sobre os media digitais.

A organização destaca ainda a importância do encontro enquanto espaço privilegiado para a apresentação de projetos, experiências e instalações artísticas digitais, promovendo a colaboração entre a comunidade científica, artística e tecnológica, tanto a nível nacional como internacional.

Entre as datas mais relevantes do calendário da conferência, destaca-se o prazo para submissão de artigos completos, artigos curtos e propostas de obras artísticas, fixado para 20 de julho de 2026. A notificação de aceitação dos trabalhos será comunicada a 14 de setembro, enquanto a inscrição antecipada decorre até 5 de outubro.

A ARTeFACTo 2026 BEJA decorrerá nas instalações do Instituto Politécnico de Beja nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2026.

Mais informações sobre submissão de trabalhos, inscrições e programa podem ser consultadas em https://2026.artefacto-conf.org.

Latest Posts

Não perder