Últimas Noticias

Alentejo passa a ser a região mais pobre do país, apesar da redução da pobreza em Portugal

O Alentejo passou a ser a região mais pobre de Portugal, segundo um estudo que atualiza dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), com base em informação recolhida no ano passado. Esta nova leitura evidencia alterações na distribuição geográfica da pobreza no país.

Apesar deste retrato regional, o estudo revela também uma tendência global de melhoria, indicando que a pobreza em Portugal recuou para mínimos dos últimos 20 anos. Ainda assim, a evolução não foi uniforme entre os diferentes grupos etários, sendo que as crianças e os jovens registam uma redução menos significativa dos níveis de pobreza.

O relatório sublinha que o país continua a enfrentar uma “situação de desigualdade”, apontando para a persistência de um número elevado de pessoas em situação de pobreza.

As conclusões do estudo têm gerado reação no movimento AMALENTEJO, cujo rosto, Manuel Valadas, manifesta desagrado com os resultados e com o cenário que se mantém na região, alertando para a necessidade de respostas mais eficazes para combater as assimetrias territoriais e sociais.

Latest Posts

Não perder