O deputado do Partido Socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, defendeu a instalação do Centro de Competências da Caça e Biodiversidade (CCCB) no concelho de Mértola, destacando a relevância do território enquanto “Capital Nacional da Caça” e o seu potencial para a valorização do interior do país.
A posição foi expressa durante uma audição na Comissão de Agricultura e Pescas, realizada na Assembleia da República, que contou com representantes do Clube Português dos Monteiros. Na ocasião, o deputado sublinhou a necessidade de abordar a caça com maior seriedade no debate público, defendendo o seu papel no equilíbrio dos ecossistemas.
“Vivemos um paradoxo curioso: nunca se publicaram tantos comentários sobre natureza, nunca houve tantas aplicações de birdwatching, nunca a palavra biodiversidade apareceu tanto nos programas eleitorais e, simultaneamente, nunca estivemos tão afastados dos processos ecológicos reais”, afirmou Pedro do Carmo.
O parlamentar alertou ainda para o afastamento crescente das novas gerações em relação à natureza, defendendo que essa realidade pode comprometer a compreensão dos processos ecológicos.
A proposta de reativação do Centro de Competências da Caça e Biodiversidade foi saudada pelo deputado, que considera Mértola o local ideal para a sua instalação, destacando as condições naturais do concelho, a forte presença de áreas protegidas do Parque Natural do Vale do Guadiana e a capacidade de articulação entre conservação da natureza, atividade cinegética e desenvolvimento territorial.
Segundo o deputado, a localização em Mértola permitiria criar um “laboratório vivo”, reforçando a ligação entre ciência, território e sustentabilidade.



















