A AgdA – Águas Públicas do Alentejo adjudicou a obra de ligação da ETA do Monte da Rocha ao Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA), no concelho de Ourique, numa intervenção avaliada em cerca de 248 mil euros e que deverá estar concluída em 180 dias.
A empreitada foi entregue à empresa TECNOVIA – Sociedade de Empreitadas, S.A. e integra o acordo de cooperação estabelecido entre a AgdA e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.
O objetivo da intervenção passa por assegurar uma ligação da ETA do Monte da Rocha ao sistema do Alqueva, criando uma origem alternativa de abastecimento de água bruta e reforçando a capacidade de resposta do sistema em períodos de maior pressão ou escassez hídrica.
Segundo a AgdA, esta ligação permitirá aumentar a resiliência e a flexibilidade da rede de abastecimento, garantindo uma solução complementar à atual origem de água da Albufeira do Monte da Rocha.
A melhoria terá impacto direto no sistema do Monte da Rocha, reforçando a fiabilidade do abastecimento às populações dos concelhos de Castro Verde, Mértola, Odemira, Almodôvar e Ourique.
A adjudicação representa mais um passo na concretização da estratégia conjunta entre a AgdA e a EDIA para reforçar as interligações entre as infraestruturas do EFMA e as redes públicas de abastecimento no Alentejo, com o objetivo de aumentar a robustez, eficiência e resiliência do sistema regional de abastecimento de água.



















