11.2 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Março 15, 2026

Últimas Noticias

Sines vai receber nova escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal

O concelho de Sines vai receber uma nova escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal, após decisão do Governo de avançar com o projeto. A futura instituição terá a designação de Escola Superior de Sustentabilidade, Indústria e Tecnologias Digitais.

O anúncio foi saudado pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Álvaro Beijinha, que considera a decisão “histórica para Sines e para o Alentejo Litoral”.

Segundo o autarca, a criação da nova escola superior representa um passo importante para responder à crescente necessidade de recursos humanos qualificados na região.

“A dinâmica económica do concelho precisa de recursos humanos qualificados. A escola superior vai criar mais oportunidades de formação para os jovens de Sines”, afirmou.

A nova instituição pretende formar profissionais nas áreas da sustentabilidade, indústria e tecnologias digitais, respondendo às necessidades das infraestruturas logísticas, energéticas, digitais e industriais instaladas no território.

A autarquia de Sines assume-se como parceira estratégica do projeto. O município já cedeu o terreno para a construção de uma residência de estudantes, atualmente em fase de desenvolvimento, e disponibilizará também o terreno para a futura escola, além de participar no cofinanciamento da iniciativa.

Para a presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos, a decisão permitirá reforçar a ligação da instituição ao tecido económico e social do Alentejo Litoral.

“Esta iniciativa vai aprofundar a ligação do instituto ao território e reforçar a transferência de conhecimento e inovação para setores estratégicos como a energia, a logística e a indústria”, destacou.

Pela primeira vez, o Alentejo Litoral passará a dispor de uma oferta continuada de ensino superior público, que incluirá microcredenciais, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações, mestrados e a possibilidade de programas de doutoramento.

A nova escola deverá ter capacidade para 600 estudantes em regime presencial e 600 em ensino à distância.

Latest Posts

Não perder