O Parque Mineiro de Aljustrel foi distinguido com o selo da Sociedade Espanhola para a Defesa do Património Geológico e Mineiro, reconhecimento que foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Fernando Ruas.
A distinção é atribuída a projetos, instituições ou espaços que se destacam pela excelência na proteção, conservação e valorização do património geológico, mineiro e industrial, sublinhando neste caso o trabalho desenvolvido em torno da preservação do legado mineiro de Aljustrel. O reconhecimento considera o parque um exemplo na salvaguarda e divulgação deste património.
A cerimónia contou com a presença do geólogo espanhol Mata Perelló, presidente honorário da SEDPGYM e também responsável pela Sociedade Internacional de Geologia e Mineração para o Desenvolvimento e Gestão Territorial.
No âmbito da valorização científica e pedagógica do território, o parque recebeu ainda, em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, uma visita do Curso de Património Geológico e Mineiro da Faixa Piritosa Ibérica, reforçando o seu papel como espaço de estudo, divulgação e preservação da herança mineira.


















