11.6 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 6, 2026

Últimas Noticias

Tempestade Marta afeta o Alentejo a partir da manhã deste sábado – chuva intensa, vento forte e agitação marítima

Uma nova tempestade aproxima-se de Portugal continental. Batizada de Marta, a depressão deverá começar a afetar o país já na manhã de sábado, trazendo chuva intensa, vento forte, queda de neve, forte agitação marítima e uma nova subida dos caudais dos rios e ribeiras a sul do Tejo. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os primeiros impactos vão sentir-se sobretudo na região Sul, em especial na faixa litoral, com precipitação persistente, por vezes forte, e rajadas de vento que poderão atingir cerca de 100 km/h, chegando aos 120 km/h nas zonas de serra.

O IPMA antecipa que os maiores acumulados de chuva se registem a sul do Tejo, incluindo a área da Grande Lisboa, com particular incidência no Alentejo e nas serras algarvias, onde se esperam valores na ordem dos 60 litros por metro quadrado em 24 horas. Estes volumes de precipitação poderão provocar uma nova subida dos caudais de rios e ribeiras nessas regiões, aumentando o risco de inundações rápidas e cheias.

Com o avanço da depressão para leste, a partir da tarde de sábado prevê-se um reforço do vento no litoral Centro, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h, acompanhado por períodos de chuva por vezes forte. A precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve acima dos 900 metros de altitude, subindo temporariamente para 1200/1400 metros entre o início da manhã e o final da tarde. Na Serra da Estrela, são esperadas acumulações de neve superiores a 25 centímetros acima dos 1400 metros de altitude.

A agitação marítima também será significativa durante a passagem da tempestade Marta. Estão previstas ondas de quadrante oeste que podem atingir cerca de sete metros de altura significativa na costa ocidental, sobretudo a sul do Cabo Carvoeiro, com alturas máximas pontuais que poderão chegar aos 13 metros. Na costa sul do Algarve, as ondas deverão atingir cerca de cinco metros, com direção predominante de sudoeste.

Face a este cenário, toda a faixa costeira de Portugal continental encontra-se sob aviso laranja devido à forte agitação marítima, pelo menos até sábado. Em terra, os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo por precipitação até ao final da manhã de sábado. Já Braga, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real e Guarda estarão sob aviso laranja por neve durante o fim de semana, enquanto Faro, Setúbal e Beja ficam sob aviso laranja por vento no sábado.

Latest Posts

Não perder