O presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Fernando Ruas, declarou a Situação de Alerta de Âmbito Municipal, na sequência da previsão de continuação das condições meteorológicas adversas que têm afetado o concelho.
A decisão foi tomada ao abrigo da Lei de Bases da Proteção Civil, nomeadamente do n.º 1 do artigo 13.º da Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, e resulta da avaliação de um conjunto de fatores de risco associados às intempéries registadas nos últimos dias.
Segundo a autarquia, a Situação de Alerta produz efeitos imediatos e terá uma duração inicial estimada de 48 horas, podendo ser prorrogada caso a evolução da situação o justifique.
No âmbito desta decisão, foi ativado o Centro de Coordenação Operacional Municipal de Aljustrel, que se encontra em permanente articulação com as restantes entidades de proteção civil, com o objetivo de assegurar uma resposta eficaz e coordenada.
De acordo com a Situação de Alerta decretada, foram adotadas várias medidas preventivas e especiais de reação, entre as quais o encerramento de todas as escolas do concelho, o cancelamento de atividades desportivas e o encerramento de estradas municipais e nacionais que não reúnam condições de segurança.
Está ainda prevista a dispensa, por parte de entidades públicas e privadas, de bombeiros que sejam necessários à resposta operacional do Corpo de Bombeiros, bem como o reforço da capacidade de resposta das forças de segurança, nomeadamente da GNR.
A Câmara Municipal de Aljustrel apela à população para que siga as recomendações das autoridades e adote comportamentos de autoproteção enquanto se mantiverem as condições meteorológicas adversas.















