Entre as 00h00 e as 12h00 do dia 2 de fevereiro, foram registadas 25 ocorrências relacionadas com o mau tempo na sub-região do Baixo Alentejo, associadas à passagem da Depressão Kristin, que está a afetar Portugal continental. A maioria das situações diz respeito a quedas de árvores, num total de 24 ocorrências, tendo-se ainda verificado um caso de queda de estruturas. Não foram registadas inundações, movimentos de massa, limpezas de vias ou operações de salvamento.
Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, não houve vítimas a lamentar e apenas uma ocorrência provocou danos materiais. Devido às condições meteorológicas adversas, encontra-se interdito ao trânsito o troço da Estrada Municipal 1084, entre a Estação de Ourique e Conceição.
Na resposta às ocorrências estiveram empenhados 116 operacionais, apoiados por 48 veículos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil reforça que o impacto do mau tempo pode ser reduzido através da adoção de comportamentos preventivos, recomendando, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis, a desobstrução de sistemas de escoamento de águas pluviais, a fixação adequada de estruturas soltas, cuidados redobrados em áreas arborizadas, a evitação de atividades junto a espelhos de água, uma condução defensiva e a não travessia de zonas inundadas.
A Proteção Civil aconselha ainda a população a acompanhar permanentemente as informações meteorológicas e a seguir as indicações das autoridades e das forças de segurança.
Foto: Arquivo















