A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assina hoje, 20 de dezembro, quatro protocolos de colaboração técnica e financeira destinados à proteção e valorização dos recursos hídricos no concelho de Beja. A cerimónia realiza-se às 11h00, na Câmara Municipal de Beja, e conta com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Um dos protocolos envolve a APA, a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva e a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, com vista à elaboração e execução do Programa Especial para as Albufeiras de Alqueva e Pedrógão, promovendo uma gestão sustentável destes territórios.
Os restantes três protocolos são celebrados entre a APA e a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, no âmbito do Plano de Ação ProRios 2030, integrado na iniciativa “Água que Une”. As intervenções incidem sobre o Barranco do Sardão, uma linha de água paralela ao IP2 e o Barranco do Poço dos Frangos.
O investimento global é de 225 mil euros e permitirá a reabilitação de cerca de 2,5 quilómetros de linhas de água, com o objetivo de reduzir o risco de cheias, melhorar o estado ecológico e reforçar a resiliência do território face a fenómenos extremos.














