O Festival Terras sem Sombra (TSS) vai apresentar-se em Espanha, hoje, dia 13 de dezembro, às 17h30 (hora local) em Badajoz com um concerto dedicado às tradições natalícias do Alentejo. Intitulado «O Menino nascido éi! (¡El Niño nacido es!: El cante alentejano y las tradiciones de Navidad y Año Nuevo)», o espetáculo contará com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e a participação especial de Pedro Mestre, na viola campaniça.
O programa revisita memórias festivas do Alentejo, evocando o espírito de Natal e as tradições de inverno que marcam a identidade cultural da região. O concerto terá lugar no emblemático Hospital Real de Badajoz, um edifício histórico do século XVII que acolhe atualmente o Centro Cultural da Diputación Provincial.
Para José António Falcão, diretor-geral do Festival Terras sem Sombra, esta apresentação reforça a proximidade entre o Alentejo e a Extremadura espanhola. «Há uma grande sintonia entre o Festival Terras sem Sombra, que constitui uma temporada musical do Alentejo, e Espanha. Une-nos o mesmo frémito pela arte, pelo património cultural, pela conservação da natureza. Com a Extremadura, o sentimento de hermandad é fortíssimo. Sentimo-nos em casa quando estamos na Extremadura e sentimos que os nossos vizinhos extremenhos partilham do mesmo sentimento», afirma.
Com este concerto, o Festival Terras sem Sombra reforça a sua dimensão transfronteiriça e promove o cante alentejano além-fronteiras, celebrando a partilha cultural e o espírito de proximidade entre as duas regiões.























