A Universidade de Évora (UÉ) tornou-se a primeira e, até agora, única instituição portuguesa a subscrever o Manifesto de Girona para a Ação Climática , reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a resposta à emergência climática.
O Manifesto, coordenado pela Union for the Mediterranean (UfM) e pela UNIMED – Mediterranean Universities Union , surge como parte da Euromed University Initiative for Climate Action. O objetivo é que as universidades euro-mediterrânicas assumam uma liderança ativa , mobilizando conhecimento e capacitando futuras gerações , dada a vulnerabilidade da região, que está a aquecer 20% mais rapidamente do que a média global.
A Reitora, Hermínia Vilar, sublinha que as universidades têm um “papel decisivo na transformação sustentável da sociedade”. O documento foca em eixos como reforçar a cooperação em educação climática , incluir os estudantes na ação , apoiar a inovação nos campus , e envolver a sociedade civil e o setor empresarial.
O lançamento oficial do Manifesto ocorrerá durante a Cimeira do Clima, COP30, em Belém, Brasil, de 10 a 21 de novembro de 2025
















