O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) participou na conferência semestral da HEROES European University Alliance, que decorreu entre 21 e 23 de outubro na Universidade de Halmstad, na Suécia. O encontro reuniu cerca de 140 representantes das nove instituições de ensino superior europeias que integram a aliança, marcando um passo significativo na sua consolidação.
Durante o evento, que promoveu a partilha e o diálogo entre docentes, investigadores, estudantes e equipas técnicas, foi debatido o futuro de uma comunidade europeia de ensino superior mais conectada, inovadora e resiliente. O IPBeja, enquanto coordenador do Work Package 5 (WP5) – Investigação Conjunta, desempenhou um papel central nas sessões dedicadas à colaboração científica, com o objetivo de aprofundar a ligação entre investigadores e explorar temas de investigação alinhados com as estratégias de especialização inteligente das regiões do consórcio.
A reunião ficou ainda marcada pela eleição do novo Conselho de Estudantes da HEROES, com destaque para a estudante Patrícia Berenguer, do IPBeja, que assumiu a presidência deste órgão europeu.
Outros temas abordados incluíram o desenvolvimento de um Quadro Comum de Garantia da Qualidade, novas formas de cooperação no ensino e na investigação, e a preparação da próxima fase de programas conjuntos de formação de pessoal, com lançamento previsto para 2026.
A conferência em Halmstad foi descrita como um momento de alinhamento e inspiração coletiva, transformando ideias partilhadas em planos concretos para fortalecer a colaboração europeia no ensino superior e na investigação aplicada.
O IPBeja reafirma-se, assim,” como um parceiro comprometido na construção de uma Europa do conhecimento mais colaborativa, inclusiva e inovadora”.
A HEROES é uma aliança de universidades empenhada em criar um espaço europeu de educação e investigação mais sustentável, participativo e inovador.





















