A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) celebra esta terça-feira, 28 de outubro, o seu 40.º aniversário com uma dupla sessão literária e de homenagem que decorre no Auditório Abílio Amiguinho, em Portalegre.
A iniciativa, organizada em colaboração com o diretor da escola, Professor Doutor João Emílio Alves, e as Edições Colibri, arranca às 15h00 com uma homenagem ao investigador e pedagogo Rui Canário, recentemente falecido, e a apresentação da sua última obra, “Não Há Morte Para O Vento: Testemunhos sobre a Ditadura e a Revolução”.
A sessão contará com intervenções do Professor Doutor Abílio Maroto Amiguinho e do Professor Doutor Natércio Afonso, que destacam o contributo de Rui Canário para a educação e para a reflexão sobre os movimentos estudantis do final dos anos 60. Natércio Afonso salienta que a obra evidencia “a capacidade destes grupos de representar, com firmeza, os desejos de liberdade e de luta contra a guerra colonial, por parte da maioria dos estudantes”.
Mais tarde, pelas 17h30, o destaque passa para o lançamento do livro “Contos do Alentejo… Do Monte ao Largo”, da autoria de Abílio Maroto Amiguinho.
A obra, sucessora de “Ai Alentejo”, reúne 43 contos que retratam a vida rural alentejana, evocando “espaços, paisagens e pessoas, o trabalho e o lúdico, a infância difícil, a juventude desafiante e a relação entre humanos, animais e natureza”. A apresentação estará a cargo do Professor Doutor Jorge Araújo.
Os eventos decorrem na Praça da República, n.º 23-25, em Portalegre, e são abertos ao público.
















