Últimas Noticias

Novo projeto de investigação arqueológica arranca no Outeiro do Circo

O povoado fortificado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, localizado entre Mombeja e Beringel, no concelho de Beja, vai ser alvo de um novo projeto de investigação arqueológica, com uma campanha de escavações prevista entre 17 de agosto e 11 de setembro de 2026.

Com cerca de 3000 anos, o sítio arqueológico tem vindo a ser estudado desde 2008. Os trabalhos de campo foram, contudo, suspensos em 2021, dando lugar a uma fase de estudos laboratoriais e de gabinete dedicada à análise da vasta coleção de aproximadamente 30 mil artefactos recolhidos no local.

O novo projeto, que decorrerá entre 2026 e 2029, terá como investigador responsável o Professor Doutor Nelson J. Almeida, docente de Arqueologia na Universidade de Évora e investigador integrado da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa. O investigador mantém também ligações à Universidade Complutense de Madrid e ao Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, em Leipzig, sendo colaborador de longa data do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo.

A nova fase de investigação contará com uma equipa renovada, mantendo, contudo, a colaboração dos anteriores responsáveis científicos e a continuidade das principais linhas de investigação e divulgação desenvolvidas ao longo de 18 anos.

Escavação e futura valorização do sítio

Um dos principais objetivos para os próximos quatro anos passa pelo alargamento da área de escavação junto a um troço da muralha do povoado. A intervenção pretende, entre outros fins, criar condições para uma futura abertura do sítio arqueológico à visitação.

A divulgação científica e patrimonial será igualmente reforçada, com a aposta na internacionalização do projeto, através de uma presença mais regular em encontros científicos internacionais e da realização de iniciativas dirigidas às comunidades locais.

O projeto é financiado pela Câmara Municipal de Beja e conta com a parceria da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, de O Legado da Terra, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, e do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja.

A retoma dos trabalhos de campo representa, assim, uma nova etapa na investigação e valorização do Outeiro do Circo, um dos importantes testemunhos da ocupação da região de Beja durante a Idade do Bronze.

Latest Posts

Não perder