24 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Julho 15, 2025

Últimas Noticias

Alentejo recebe cimeira do Global Wine Tourism Organization em 2026

O Alentejo firmou a sua posição de destaque no cenário do enoturismo global ao ser escolhido pela GWTO – Global Wine Tourism Organization como anfitrião do “GWTO Global Summit 2026”. Este evento de projeção mundial será um dos pontos altos da programação da “Capital Europeia do Vinho 2026”, uma certificação já atribuída ao Baixo Alentejo no passado mês de maio.

A região alentejana superou cinco outros destinos de renome internacional na área do enoturismo, incluindo Mendoza (Argentina), Montevideo (Uruguai), Querétaro (México), Biobío (Chile) e Penedés (Espanha), demonstrando a sua crescente influência no setor.

A decisão da GWTO foi anunciada durante o Summit 2025, que decorreu entre 1 e 5 de julho em Penglay, na República Popular da China. No mesmo evento, o Alentejo foi também reconhecido como “Destino de Enoturismo Responsável”, uma distinção que reflete as boas práticas demonstradas por produtores, unidades de enoturismo e pelas organizações regionais de turismo e da produção vitivinícola.

A comitiva alentejana que se deslocou à China foi liderada por Luísa Rebelo, presidente adjunta da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e António Lacerda, diretor Executivo, que foram responsáveis pela apresentação da candidatura. José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e responsável máximo pelo turismo alentejano, sublinhou que “a candidatura resulta da união de esforços entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e estava prevista na Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho”.

José Manuel Santos acrescentou que “em maio e antes da apresentação da candidatura, apresentámos esta manifestação de interesse junto da GWTO – Global Wine Tourism Organization, agora foi tempo de a concretizar”. Ele destacou ainda que “a captação deste tipo de eventos inscreve-se numa estratégia mais ambiciosa da região alentejana em ganhar notoriedade e obter projeção internacional de relevo”.

O presidente realçou, por fim, o apoio fundamental do Turismo de Portugal, que endereçou uma carta à candidatura. “Acredito que teve um peso importante na decisão do júri”, concluiu José Santos.

Esta conquista “reforça a ambição do Alentejo em consolidar a sua imagem como um destino de enoturismo de excelência, atraindo visitantes e investimentos que impulsionarão o desenvolvimento económico e turístico da região”.

Latest Posts

Não perder