A CNA e a UABDA – União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro, promovem hoje uma iniciativa em comemoração dos 50 anos da Lei do Arrendamento Rural, sessão que terá lugar na Junta de Freguesia de Válega, em Ovar, às 14H00.
A Revolução dos Cravos, de 25 de Abril de 1974, desencadeou, junto dos pequenos e médios agricultores e das populações rurais, um movimento intenso de organização das massas em torno da defesa de direitos e da resolução de problemas concretos.
Neste encontro, redere a CNA, “iremos assinalar, justamente, esta lei e abordar também a situação actual e os problemas que se colocam hoje à Agricultura Familiar no acesso à terra para produzir”.
A iniciativa insere-se também nas comemorações do 17 de Abril – Dia Internacional da Luta Camponesa – assinalado desde 1996 pela Via Campesina e suas organizações-membro, um dia de afirmação da luta em defesa dos direitos dos pequenos e médios agricultores e da Agricultura Familiar, de denúncia das dificuldades impostas aos agricultores e de apresentação de propostas concretas para as ultrapassar.