O Município de Ourique lança novamente o evento “Semana Gastronómica da Bolota” com o objetivo de “promover a gastronomia local e atrair amantes da boa mesa” adianta a Câmara Municipal. A iniciativa arranca este sábado e decorre até ao dia 16 de novembro.
A bolota, “que outrora foi essencial para a subsistência das populações rurais e continua a ser um dos pilares da alimentação do porco alentejano, renasce agora como protagonista de pratos que celebram os sabores autênticos do Alentejo” frisa a mesma fonte.
A Semana Gastronómica da Bolota, segundo a entidade organizadora, “é uma oportunidade única para descobrir como este fruto ancestral, em tempos tão comum na mesa dos alentejanos, se reinventa em receitas contemporâneas: do pastel à empada de bolota, cada iguaria contará a história dos saberes e sabores que moldam a identidade gastronómica da nossa região”.
Durante oito dias, os estabelecimentos aderentes apresentam pratos que destacam a versatilidade da bolota, desde entradas a sobremesas. “Espera-se criatividade, mas também o respeito pela tradição que tanto caracteriza a nossa gastronomia” realça a autarquia de Ourique. Este evento “não só promove os sabores do concelho, mas também celebra o montado, um ecossistema singular que tem sido fundamental para a economia local e para a preservação do porco alentejano”.