22.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Últimas Noticias

Vidigueira é o próximo destino do Festival Terras Sem Sombra

Numa parceria entre o  Município de Vidigueira e o Festival Terras sem Sombra, a Igreja Paroquial de São Pedro, em Pedrógão do Alentejo, vai receber, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 21h30, o concerto “Com uma Harmonia na Alma: Canções Sacras e Profanas de Dvořák, Janáček e Smetana”, pela dupla checa Lukáš Bařák (baixo-barítono) e Vendula Galdová (pianista), numa viagem musical ao coração do século XIX, através de interpretações de expoentes da composição da época.

Formado na Academia de Artes Performativas, em Praga, Lukáš Bařák aprofundou os estudos musicais na Universidade de Música e Artes do Espetáculo, de Viena, onde sobressaiu no âmbito da Ópera. Estreou-se em palco, aos 22 anos, no Teatro da Boémia do Sul, no papel de Fígaro, em As Bodas de Fígaro. Nos anos seguintes, apresentou-se com diversas orquestras, como a Wiener Concert-Verein e a Orquestra Sinfónica de Praga. Integra o elenco do Teatro Nacional de Praga e é uma figura de referência no panorama operático europeu, com larga aceitação internacional.

Pianista e cravista, Vendula Galdová formou-se na Academia Janáček, em Brno, onde estudou Piano, Pedagogia e Interpretação. O seu talento foi distinguido em várias competições musicais, como o Young Virtuoso, em Varsóvia (Piano). Aperfeiçoou os conhecimentos em Portugal, completando um estágio no Departamento de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto).

Durante o fim de semana, o património cultural e a biodiversidade complementam o programa musical.

No sábado, 21 de setembro, pelas 15 horas, a atividade dedicada ao Património faz-se sob a égide da família dos Gamas. “Senhores e Mecenas: o Patrocínio Artístico-Devocional de D. Vasco da Gama e dos Gamas” propõe um percurso através de marcos que testemunham o patrocínio da Casa de Vidigueira no plano local, incluindo aspetos curiosos em que o passado vidigueirense se cruza com a história de Portugal, da Europa e do próprio mundo.

Na manhã de domingo, 22 de setembro, pelas 9h30, “Paisagem, Biodiversidade e Arqueologia: da Corte Serrão até ao Rio Guadiana” é a atividade que convida a um périplo no território e no tempo, para propor aos participantes o entendimento da relação do Homem com a paisagem e as interpenetrações entre os dois elementos. A viagem das antas da Corte Serrão até ao porto da antiga barca de Moura possui todos os ingredientes naturais de humanização, fauna e flora para uma descontraída evocação dos longínquos momentos do território.

Organização: Pedra Angular

A iniciativa tem o apoio do Município de Vidigueira e da Embaixada da República Checa em Lisboa, com o vínculo mecenático da Fundação “La Caixa”.

PROGRAMA MÚSICA

21 de setembro | 21h30 | Pedrógão do Alentejo – Igreja Paroquial de São Pedro

COM UMA HARMONIA NA ALMA: CANÇÕES SACRAS E PROFANAS DE DVORÁK, JANÁCEK E SMETANA

Lukáš Bařák |Baixo-barítono

​Vendula Galdová|Piano

PROGRAMA PATRIMÓNIO CULTURAL

21 de setembro | Vidigueira | 15h00

Ponto de encontro: Paços do Concelho (Praça da República)

SENHORES E MECENAS: O PATROCÍNIO ARTÍSTICO-DEVOCIONAL DE D. VASCO DA GAMA E DOS GAMAS

Atividade orientada por Rosa Trole (Historiadora) e José António Falcão (Historiador de Arte)

PROGRAMA BIODIVERSIDADE

22 de setembro | Pedrógão do Alentejo|9H30

Ponto de encontro: Museu Municipal (Praça Vasco da Gama|Vidigueira)

PAISAGEM, BIODIVERSIDADE E ARQUEOLOGIA: DA CORTE SERRÃO ATÉ AO RIO GUADIANA

Atividade guiada por Diniz Cortes (Fotógrafo de Natureza) e Manuel Carvalho (Artista Plástico)

Latest Posts

Não perder