27.6 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Julho 1, 2025
Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Incêndio de Aljustrel já consumiu mais de 1000 hectares – 5 bombeiros tiveram que ser assistidos

0

O incêndio, que deflagrou hoje no Concelho de Aljustrel, por volta das 13:00 horas, já consumiu cerca de 1000 hectares e continua a ser combatido por cerca de 200 operacionais, auxiliados por 67 veículos e por seis meios aéreos, adiantou à Rádio Castrense a Câmara Municipal de Aljustrel.

Até ao momento, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo e o Serviço Municipal de Proteção Civil, “foram assistidos 5 bombeiros, principalmente por inalação de fumos e por exaustão, e 2 operacionais da Alfoceca”.

O primeiro foco de incêndio, “já se encontra em fase de rescaldo, sendo que se encontram ainda ativas mais duas frentes, uma zona de eucaliptal e uma zona de pastagem” disse à Castrense a Câmara de Aljustrel.

A Estrada Nacional 2 (N2), nos dois sentidos, continua fechada ao trânsito, bem como a Estrada que liga a povoação de Carregueiro a Entradas, no Concelho de Castro Verde.

Nas operações também se encontram envolvidas diversas entidades, como a Guarda Nacional Republicana (GNR), o INEM, a Cruz Vermelha, bem como diversos agricultores que se disponibilizaram para, através dos seus meios, auxiliar as equipas.

O Centro de Comando foi instalado no Parque de Exposições e Feiras de Aljustrel e o Município de Aljustrel, no centro logístico, “tem contado com o apoio das diferentes freguesias, das IPSS, de empresários locais e de diversos populares, a quem agradece a disponibilidade” frisa a edilidade.

Está ainda instalado no Parque de Exposições e Feiras um Posto Médico Avançado para dar assistência.

A autarquia “agradece a todos aos operacionais envolvidos, todos os agricultores que de forma abnegada disponibilizaram os seus meios, a todos os empresários pelo auxílio, aos funcionários municipais em serviço, à nossa população sempre solidária, bem como a todas as entidades envolvidas”, conclui o município.

Aljustrel: Combate a incêndio mobiliza ainda mais de 250 Operacionais

0

Um incêndio de grandes proporções deflagrou esta tarde no concelho de Aljustrel, mobilizando um vasto dispositivo de combate e causando o corte da Estrada Nacional 2 (EN2) entre Aljustrel e Castro Verde e da EN 394, por precaução, entre Carregueiro e Entradas, conforme a Rádio Castrense avançou em primeira-mão,. O presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles, destacou que o “vento muito forte” tem sido um fator prejudicial no alastramento das chamas.

Carlos Teles informou que os bombeiros estão a “reposicionar os meios no terreno” para controlar o fogo, que se iniciou numa área florestal no Monte do Cerro, na zona de Messejana, por volta das 13h09. O autarca adiantou que, embora os danos totais ainda não sejam conhecidos, o incêndio esteve próximo da localidade de Carregueiro, onde “ainda ardeu um casão”, mas os bombeiros conseguiram afastar as chamas da povoação. Também uma “estrutura agrícola de um monte” foi consumida.

Às 19h00, estava previsto um ‘briefing’ no posto de comando operacional instalado no parque de feiras de Aljustrel, seguido de uma conferência de imprensa para fornecer mais detalhes sobre a situação.

A GNR confirmou o corte da EN2 nos dois sentidos, com militares a orientar os automobilistas para rotas alternativas.

David Marques, vereador da Proteção Civil na Câmara de Castro Verde, assegurou que o município está a “acompanhar de perto” a evolução do incêndio, que, até ao momento, não terá atingido o concelho vizinho. O vereador da autarquia castrense salientou a coordenação dos meios e a mobilização, incluindo a articulação com a associação de agricultores local para a utilização de máquinas agrícolas, consideradas “sempre importantes no combate aos incêndios”.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19h00, o incêndio mobilizava 254 operacionais, apoiados por 91 viaturas e quatro meios aéreos. Durante a tarde, o fogo consumiu principalmente “pasto”.

Incêndio: Posto de Comando instalado no Parque de Exposições de Aljustrel – Ponto de situação será feito às 19 horas

0

Aljustrel tem instalado um Posto de Comando no Parque de Exposições e Feiras da vila, para acompanhar permanentemente a situação do incêndio que deflagrou esta tarde no Monte Cerro, naquele concelho. O alerta para a ocorrência foi dado às 13h09 desta segunda-feira.

A esta hora estão no combate às chamas estão 198 operacionais, apoiados por 65 viaturas e 4 meios aéreos.

Recorde-se que, por causa do incêndio, a Estrada Nacional 2 está cortada ao trânsito entre Aljustrel e Castro Verde. Também está cortada a Estrada Nacional 394 entre o Carregueiro e Entradas, como forma preventiva.

A Câmara de Aljustrel, em articulação com a Câmara de Castro Verde estão no Posto de Comando. O município aljustrelense adianta que fará um ponto de situação, numa conferência de imprensa agendada para as 19 horas.

Imagem de Arquivo,

EN 394 cortada ao trânsito entre Entradas e Carregueiro por causa de incêndio no concelho de Aljustrel

0

A Estrada Nacional 394, que liga as localidades de Entradas (Castro Verde) ao Carregueiro (Aljustrel) também se encontra cotada ao trânsito, como forma preventiva.

Tal, deve-se ao fogo que deflagrou perto da hora do almoço de hoje no concelho vizinho de Aljustrel. Também a Estrada Nacional 2 (EN2), entre Castro Verde e Aljustrel encontra-se cortada ao trânsito.

No combate às chamas estão ainda 198 operacionais, apoiados por 65 viaturas e 4 meios aéreos.

EN 2 cortada ao trânsito entre Castro Verde e Aljustrel devido a incêndio

0

A Câmara Municipal de Castro Verde informa que, em virtude do incêndio que deflagrou perto da hora do almoço de hoje no concelho vizinho de Aljustrel, a Estrada Nacional 2 (EN2), entre Castro Verde e Aljustrel encontra-se cortada ao trânsito.

O Município “apela a todos os munícipes que se mantenham calmos e afastados dos locais do incêndio, de forma a permitir a passagem e atuação dos vários operacionais que se encontram no terreno a combater este incêndio” conclui a nota emitida pela autarquia.

Foto: Motoristas do Asfalto