Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Castro Verde disponibiliza Ecocentro Móvel para reforçar reciclagem no concelho

0

O Município de Castro Verde colocou hoje em funcionamento um Ecocentro Móvel, uma infraestrutura itinerante destinada a facilitar a separação e deposição correta de resíduos urbanos, aproximando os serviços de reciclagem da população e promovendo práticas mais sustentáveis.

O novo equipamento funcionará como um ponto de recolha de proximidade para resíduos que, pelas suas características, não devem ser depositados nos contentores e ecopontos convencionais. A iniciativa pretende contribuir para uma gestão mais eficiente dos resíduos e aumentar as taxas de reciclagem no concelho.

No Ecocentro Móvel, os munícipes poderão entregar gratuitamente diversos tipos de resíduos, incluindo lâmpadas LED e compactas, toners e tinteiros, cassetes de áudio e vídeo, CDs e DVDs. O equipamento está igualmente preparado para receber pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como resíduos metálicos e cerâmicos de origem doméstica, como tachos, panelas, talheres, louças e porcelanas.

De caráter itinerante, o Ecocentro Móvel mudará de localização todos os meses, percorrendo diferentes pontos do concelho. O circuito inclui vários locais da vila de Castro Verde, a localidade de Casével e as sedes de freguesia de Entradas, São Marcos da Ataboeira e Santa Bárbara de Padrões, garantindo maior proximidade e acessibilidade aos habitantes.

A primeira instalação do equipamento está localizada na Avenida General Humberto Delgado, junto à Rotunda do Minério, em Castro Verde, onde permanecerá entre 18 de junho e 15 de julho de 2026.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Castro Verde reforça a sua aposta nas políticas ambientais e na promoção de boas práticas de sustentabilidade, incentivando a correta gestão de resíduos e contribuindo para a preservação do ambiente no concelho.