Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Castro Verde entrega vales para material escolar aos descendentes de bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha

0

A Câmara Municipal de Castro Verde promove esta quarta-feira, 9 de setembro, uma sessão de entrega de vales para aquisição de material escolar aos descendentes diretos de Bombeiros Voluntários e voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa.

A iniciativa realiza-se pelas 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito dos Cartões Municipais do Bombeiro e da Cruz Vermelha, criados pelo Município em 2020.

Estes cartões constituem uma medida de apoio e reconhecimento dirigida aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e aos voluntários da Delegação de Castro Verde da Cruz Vermelha Portuguesa.

Entre os benefícios previstos está um apoio anual de 100 euros para a aquisição de material escolar, destinado aos descendentes diretos dos beneficiários, até ao 12.º ano de escolaridade ou aos 18 anos de idade.

Os Cartões Municipais incluem ainda 50% de desconto nas tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos, bem como acesso gratuito às Piscinas Municipais, ao Cineteatro Municipal e a vários programas municipais na área do desporto e do bem-estar.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Castro Verde pretende reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários e pelos voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, destacando a sua dedicação, disponibilidade e contributo permanente para a comunidade.

A autarquia considera que este apoio representa também uma forma concreta de acompanhar as famílias daqueles que diariamente assumem funções de voluntariado e serviço à população.

Governo pede ação urgente para resolver problemas ambientais em Castro Verde e Aljustrel

0

O Governo pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo) informação urgente sobre as medidas já adotadas e as que ainda estão previstas para resolver os problemas ambientais registados nos concelhos de Castro Verde e Aljustrel.

A decisão surge na sequência das queixas apresentadas por autarcas e população e depois de a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, ter estado em Castro Verde, no passado dia 4 de setembro, onde tomou contacto com a situação.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, 8 de setembro, o Governo refere os “impactos negativos que a situação tem provocado na população e nas atividades económicas, nomeadamente no setor do turismo”.

A ministra solicitou à APA e à CCDR-Alentejo informação detalhada sobre “as ações que já foram realizadas” e sobre “as medidas que ainda serão promovidas com o objetivo de sanar os problemas e repor a normalidade ambiental nos dois território”s.

As duas entidades têm agora 10 dias para entregar os elementos solicitados pelo Ministério do Ambiente e Energia.

A intervenção do Governo surge depois de notícias que deram conta dos problemas ambientais e dos prejuízos sentidos pela população e pelas atividades económicas nos concelhos de Castro Verde e Aljustrel.

António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde e da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, diz que se “exigem soluções urgentes”.

Recorde-se que, desde 2025 que os habitantes de parte do concelho de Castro Verde sofrem com o mau cheiro e nuvens de moscas provenientes de terrenos agrícolas, onde são utilizadas lamas como fertilizante.

Imagem meramente ilustrativa

Município de Castro Verde assinala início do ano letivo com iniciativas para a comunidade escolar

0

O Município de Castro Verde assinala o início do ano letivo 2026/27 com um conjunto de iniciativas dirigidas à comunidade educativa, reforçando o apoio às famílias e a valorização dos alunos e profissionais ligados à educação no concelho.

A primeira iniciativa acontece esta quarta-feira, 9 de setembro, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a Sessão de Entrega de Vales para Aquisição de Material Escolar aos descendentes diretos dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e dos voluntários da Delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.

A medida está integrada nos Cartões Municipais do Bombeiro e da Cruz Vermelha e pretende apoiar as famílias, mas também reconhecer o papel desempenhado pelos bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha ao serviço da comunidade.

Já no dia 14 de setembro, a partir das 16h00, terá lugar a Receção à Comunidade Escolar, que reunirá pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino do concelho, num momento de acolhimento e de assinalar o arranque de mais um ano letivo.

O programa inclui ainda, no dia 16 de setembro, às 17h30, a Sessão Pública de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar. A cerimónia vai distinguir os alunos que se destacaram pelo percurso e desempenho académico durante o ano letivo 2025/26.

Com esta iniciativa, o Município pretende reconhecer o empenho e a dedicação dos estudantes, valorizando o mérito escolar e incentivando a continuidade dos seus objetivos académicos.

Com estas ações, a autarquia de Castro Verde reafirma o compromisso com a comunidade educativa, procurando apoiar alunos e famílias e reconhecer o contributo dos profissionais da educação para uma comunidade mais qualificada e com futuro.

Socialistas contestam forma como Governo inaugurou obras do IP8

0

A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista (PS) congratula-se com a conclusão das variantes do IP8 a Figueira de Cavaleiros e Beringel, mas critica a forma como o Governo assinalou a inauguração das obras, acusando o executivo de deixar de fora intervenientes que considera fundamentais para a concretização dos investimentos.

Em comunicado, o PS do Baixo Alentejo considera que as novas variantes são importantes para reforçar a segurança rodoviária, a mobilidade e a qualidade de vida das populações.

Apesar disso, os socialistas lamentam que os convites para a cerimónia tenham sido feitos com menos de 24 horas de antecedência e que tenham ficado de fora, entre outros, o deputado Pedro do Carmo e os presidentes das Juntas de Freguesia de Beringel e de Figueira de Cavaleiros.

Segundo a Federação do Baixo Alentejo do PS, as intervenções agora concluídas resultam de decisões tomadas por anteriores Governos socialistas, depois de vários anos de reivindicações por parte dos autarcas da região. O partido afirma ainda que foram estes responsáveis que assumiram os projetos como prioridade, lançaram os respetivos processos e garantiram o financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O PS reconhece que o atual Governo acompanhou e concluiu os investimentos, mas defende que não pode “reescrever a sua história” nem ignorar os responsáveis que contribuíram para que as obras fossem concretizadas.

PS questiona escolha da data

A Federação socialista questiona também a escolha da data para a inauguração das variantes do IP8, que coincide com a discussão, na Assembleia da República, da moção de censura apresentada pelo Chega ao Governo.

Para o PS, esta coincidência acaba por reduzir o destaque mediático e político atribuído às obras.

Os socialistas apontam ainda outros investimentos no distrito de Beja que, apesar de concluídos há vários meses, continuam por inaugurar. Entre os exemplos estão os Centros de Saúde da Vidigueira e de Ourique e a intervenção realizada na Maternidade do Hospital de Beja.

O PS do Baixo Alentejo considera que a região necessita de novos investimentos, mas também de “respeito institucional” e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido anteriormente.

A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista garante, por fim, que continuará a defender os investimentos considerados necessários para a região e a valorizar as obras que chegam efetivamente ao território.

Foto: Infraestruturas de Portugal

Câmara de Mértola quer resolver o problema da habitação para as próximas décadas

0

A Câmara Municipal de Mértola prepara a criação de uma nova Área Empresarial e Logística na vila, numa estratégia que pretende reforçar a capacidade de atração de investimento e dinamizar a economia local.

A autarquia pretende captar empresas e investidores privados, tanto nacionais como internacionais, para um concelho que procura criar novas oportunidades de desenvolvimento e fixação de população.

A estratégia municipal contempla também uma intervenção na área da habitação. O atual Estaleiro Municipal de Mértola deverá ser transformado numa zona destinada à autoconstrução e à construção própria, permitindo disponibilizar espaço para que particulares possam avançar com a construção das suas habitações.

O presidente da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé, acredita que esta medida poderá ter um impacto significativo na resposta às necessidades habitacionais do concelho.

Em declarações sobre a estratégia da autarquia, o presidente considera que a criação desta nova resposta permitirá resolver, a médio e longo prazo, um problema que atualmente afeta Mértola.

Mário Tomé manifesta mesmo a convicção de que, com a concretização desta aposta, a habitação deixará de constituir nas próximas décadas o problema que representa atualmente.

A autarquia pretende, desta forma, articular a atração de investimento empresarial com a criação de condições para a construção de novas habitações, procurando reforçar a capacidade de Mértola para fixar população e promover o desenvolvimento económico e social do concelho.

APPJuventude e CIMBAL reforçam participação dos jovens nas decisões públicas

0

A APPJuventude – Associação Portuguesa de Profissionais de Juventude e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) assinaram esta terça-feira, no Salão Nobre da CIMBAL, um Protocolo de Cooperação Institucional e Técnica destinado a reforçar a participação dos jovens nas decisões públicas.

A parceria integra o projeto CRJ+ | Conselhos Regionais de Juventude: da Ideia à Prática, financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+ Juventude.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Direção da APPJuventude, Hilário Matos, e pelo presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, António José Rosa de Brito.

Num território marcado pela baixa densidade populacional, pela dispersão das localidades e pelas distâncias entre comunidades, a parceria pretende aproximar os jovens dos espaços de participação, tendo em conta as dificuldades de deslocação e de acesso à informação.

Neste processo será valorizado o papel das associações, dos serviços municipais e dos espaços de encontro existentes nos diferentes concelhos do Baixo Alentejo.

A ligação dos jovens às suas terras e a identidade regional, com referências como o Cante Alentejano e o património natural do Guadiana, serão também integrados neste trabalho. As oportunidades para estudar, trabalhar e desenvolver projetos na região constituem outro dos pontos de partida para o diálogo com os jovens.

Os temas concretos de intervenção serão definidos com a participação dos próprios jovens, a partir das suas experiências e prioridades.

Quatro áreas de intervenção

A cooperação entre a APPJuventude e a CIMBAL assenta em quatro áreas principais: a capacitação dos profissionais de juventude e das equipas municipais; o reforço dos Conselhos Municipais de Juventude e da sua ligação aos jovens e às organizações locais; a auscultação e cocriação, através das Academias, Caravanas e Laboratórios CRJ previstos no projeto; e a preparação participada de uma futura Comissão Intermunicipal de Juventude do Baixo Alentejo.

O objetivo passa por transformar os contributos dos jovens em propostas concretas, garantir que recebem informação sobre o seguimento dado às suas ideias e criar formas regulares de cooperação entre os municípios.

A APPJuventude ficará responsável pelo acompanhamento técnico e metodológico, enquanto a CIMBAL assegurará a articulação territorial e a mobilização dos diferentes intervenientes.

A parceria abrange os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

O percurso será desenvolvido através de metodologias de educação não formal e participação juvenil, com atenção à diversidade e aos jovens com menos oportunidades.

A preparação das atividades deverá igualmente garantir condições acessíveis e seguras, integrar práticas de sustentabilidade e ferramentas digitais acessíveis e contribuir para o reconhecimento das aprendizagens, através do Youthpass, sempre que aplicável.

O projeto CRJ+ é promovido pela APPJuventude no âmbito da ação KA154-YOU – Atividades de Participação Juvenil e decorre entre 1 de fevereiro de 2026 e 31 de julho de 2027.

“Os decisores políticos não têm conhecimento para defenderem o montado junto da UE” afirma Nuno Faustino

0

O presidente da Associação de Criadores do Porco Alentejano, com sede em Ourique, manifesta fortes críticas à classe política pela resposta dada aos agricultores que dependem do montado e pela falta de medidas que, na sua perspetiva, permitam defender este território único.

Nuno Faustino considera que o montado representa muito mais do que uma área de produção agrícola, descrevendo-o como um conjunto de “territórios de múltiplas finalidades agrícolas”, com uma importância que se estende à preservação ambiental.

O dirigente agrícola chama ainda a atenção para o papel desempenhado pelo montado no equilíbrio dos ecossistemas, defendendo que esta dimensão continua sem receber o devido reconhecimento por parte dos responsáveis políticos.

Na opinião de Nuno Faustino, a incapacidade de encontrar respostas adequadas para quem vive e trabalha nestes territórios coloca em causa a sustentabilidade de uma paisagem com características muito próprias e que assume uma importância económica e ambiental significativa no Alentejo.

O presidente da Associação de Criadores do Porco Alentejano defende, por isso, uma maior valorização do montado e das atividades agrícolas que lhe estão associadas, considerando essencial reforçar a capacidade de intervenção e apoio aos agricultores que asseguram a sua manutenção.

Tribunal de Beja volta a condenar a 22 anos de prisão arguidos pela morte de casal alemão em Baleizão

0

O Tribunal Judicial de Beja voltou a condenar a 22 anos de prisão os dois arguidos acusados da morte de um casal de idosos alemão, numa quinta em Baleizão. É a terceira decisão proferida em primeira instância neste processo, depois de duas anteriores terem sido anuladas ou consideradas parcialmente nulas pelo Tribunal da Relação de Évora.

Os dois arguidos, um homem de 57 anos e uma mulher de 40, foram novamente condenados por dois crimes de homicídio simples e um crime de furto qualificado, mantendo-se a pena única de 22 anos de prisão aplicada nas decisões anteriores.

Na leitura do novo acórdão, realizada esta terça-feira à tarde, a presidente do coletivo de juízes, Ana Baptista, afirmou que o tribunal ficou convencido de que os acontecimentos ocorreram de acordo com a versão dada como provada no processo.

A magistrada destacou, entre outros elementos, as declarações prestadas pela arguida no início do julgamento, as declarações para memória futura da mãe da mulher, os testemunhos recolhidos, bem como a documentação e a prova pericial analisadas ao longo do processo.

A juíza salientou ainda que o facto de não existirem outras testemunhas presenciais, para além dos arguidos e das próprias vítimas, não impede o tribunal de reconstruir os acontecimentos e formar uma convicção sobre o sucedido.

Segundo os factos considerados provados, o casal alemão acolheu os dois arguidos na sua residência, uma vez que estes não tinham onde permanecer. Alguns dias depois, o homem e a mulher terão atacado os proprietários da quinta, um idoso de 78 anos e uma mulher de 71, utilizando uma barra de ferro, deixando-os posteriormente na habitação.

Mais tarde, o arguido terá regressado ao local para levar o automóvel e os cartões bancários pertencentes às vítimas. De acordo com a presidente do coletivo, os arguidos circularam com o veículo e utilizaram os cartões sabendo que o casal já se encontrava morto.

O tribunal considerou que os dois demonstraram “desprezo pela vida humana” e não manifestaram arrependimento pelos crimes.

Para além da pena de prisão, mantém-se a condenação ao pagamento de uma indemnização de 30 mil euros à família das vítimas.

Defesa admite novo recurso

Após a leitura do acórdão, o advogado dos arguidos, Pedro Pestana, admitiu recorrer novamente da decisão para o Tribunal da Relação de Évora.

O defensor considera que, uma vez que a decisão desta terça-feira mantém essencialmente as condenações anteriores, a defesa deverá apresentar um novo recurso.

A família das vítimas não quis prestar declarações à comunicação social.

Processo já teve duas decisões anuladas

Esta é a terceira vez que o Tribunal de Beja profere uma decisão sobre o caso.

O primeiro acórdão, de 3 de abril de 2024, foi parcialmente declarado nulo pelo Tribunal da Relação de Évora, na sequência de um recurso apresentado pela defesa. Os desembargadores consideraram que tinha sido utilizada prova cuja valoração era proibida, relacionada com declarações prestadas pelos arguidos durante o primeiro interrogatório judicial.

Um segundo acórdão, de 6 de novembro de 2025, acabou também por ser anulado. Na altura, a Relação de Évora entendeu que a nova decisão não correspondia a uma verdadeira reapreciação do processo, considerando que reproduzia de forma substancial a decisão anteriormente anulada.

Os dois arguidos encontram-se em liberdade desde 13 de maio de 2025, depois de ter sido ultrapassado o prazo máximo de dois anos de prisão preventiva sem que o processo estivesse concluído.

Homicídios ocorreram em abril de 2023

De acordo com a acusação do Ministério Público, os homicídios terão ocorrido a 16 de abril de 2023, na quinta onde vivia o casal alemão, em Baleizão, no concelho de Beja.

Os corpos das vítimas só foram encontrados quase um mês depois, a 11 de maio, na sequência do alerta dado às autoridades por um dos filhos do casal, residente na Alemanha.

Rádio Castrense / Lusa

STAL admite novas ações de luta e aponta Orçamento do Estado como decisivo

0

O STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local admite a realização de novos dias de luta por parte dos trabalhadores e das estruturas sindicais, considerando que o Governo continua longe de responder às principais reivindicações por melhores condições de vida.

Em declarações à Rádio Castrense, a sindicalista Cristina Torres aponta já para o próximo Orçamento do Estado como um momento determinante para definir os próximos passos do movimento sindical.

Segundo a dirigente, aquilo que vier a ser previsto no documento será fundamental para perceber se as reivindicações vão voltar a traduzir-se em ações de protesto nas ruas.

O que ele significar vai ser determinante para se saber, se as lutas vão sair para a rua ou não”, afirmou Cristina Torres.

Apesar da possibilidade de novas ações de luta, a sindicalista sublinha que o processo negocial ainda está em curso. As estruturas sindicais mantêm negociações em várias matérias e, segundo Cristina Torres, os resultados serão divulgados publicamente quando os sindicatos considerarem oportuno.

O STAL mantém, assim, a pressão sobre o Governo, enquanto aguarda pela evolução das negociações e pelas medidas que venham a integrar o próximo Orçamento do Estado, que poderá ser determinante para a definição da estratégia sindical nos próximos meses.