Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.
“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.
O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.
Castro Verde assinala hoje, 29 de junho, o seu Feriado Municipal, coincidindo com o Dia de São Pedro, com um programa que reúne momentos de reconhecimento institucional, valorização do património cultural e animação para toda a comunidade.
As comemorações começam às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a cerimónia de entrega das Medalhas de Bons Serviços aos funcionários do Município. A iniciativa distingue o empenho e a dedicação dos trabalhadores da autarquia e contará com um momento musical protagonizado pelo acordeonista Tiago Rodrigues.
Durante a tarde, pelas 18h00, o Centro de Artes e da Viola Campaniça recebe a sessão de encerramento da Oficina de Construção de Violas Campaniças. Nesta ocasião, os participantes receberão os instrumentos construídos ao longo da formação e os respetivos certificados de participação, numa iniciativa que contribui para a preservação e valorização deste importante património cultural do concelho.
O programa encerra às 21h30, na Praça Adriano Correia de Oliveira, com o espetáculo “1001 Noites de Acordeão”, aberto ao público, proporcionando um momento de convívio e animação para celebrar o Dia de Castro Verde.
As comemorações integram o programa do Feriado Municipal de 2026, que inclui também as Festas de Castro, realizadas entre os dias 26 e 28 de junho, no Largo da Feira.
A Feira de Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL) está de regresso ao Complexo Multiusos das Eiras, entre os dias 3 e 5 de julho, prometendo três dias repletos de música, cultura, gastronomia e animação para todas as idades. Com entradas livres, o certame volta a afirmar-se como um dos principais eventos culturais e económicos do concelho.
Organizada pela Câmara Municipal de Almodôvar, a FACAL apresenta um programa diversificado que inclui concertos, atuações de grupos corais, dança, exposições, mostras de produtos locais, showcookings e animação permanente. A iniciativa pretende promover o associativismo, valorizar a cultura local e dar destaque aos produtos da região.
Em declarações à Rádio Castrense, o presidente da autarquia, José Tadeu de Freitas, destacou o “caráter agregador do evento”, sublinhando que já na noite de abertura estarão presentes muitos almodovarenses que reconhecem na feira “um encontro de famílias e amigos”.
A FACAL volta assim a afirmar-se como “um momento de convívio e celebração da identidade local, atraindo visitantes e dinamizando a economia do concelho”.
A abertura oficial acontece na quinta-feira, dia 3 de julho, às 18h00, no Pavilhão Institucional, com a atuação dos Grupos Corais Vozes da Aldeia e Estevas em Flor. Ao longo da tarde e da noite, o recinto recebe várias atuações no palco secundário, incluindo grupos corais, dança e o concerto dos “Los Chupitos”. No palco principal, o destaque vai para o concerto de Nininho Vaz Maia, às 23h00, seguindo-se American House Party e DJ SOTTO.
Na sexta-feira, 4 de julho, o programa arranca com um showcooking do chef Tiago Baroa, no stand da CIMBAL, e uma mostra de produtos da APIMIGOR. O palco secundário acolhe diversas atuações de grupos locais de canto e dança, enquanto a noite fica marcada pelos concertos de Doce Tentação, Bárbara Bandeira, Cromos da Noite e Bruno Zarra.
O último dia da feira, sábado, 5 de julho, inclui uma sessão de esclarecimentos sobre planeamento regenerativo, promovida pela Terracrua Design, no stand do Município. O palco secundário recebe atuações de grupos corais, da Tuna e Cavaquinhos da Universidade Sénior de Almodôvar, da Casa do Benfica de Almodôvar e o espetáculo “Obrigado Marco”, um tributo a Marco Paulo. O encerramento da FACAL acontece no palco principal, às 22h30, com o concerto de Jorge Belchior.
Durante os três dias, o recinto contará ainda com animação itinerante e insufláveis, proporcionando momentos de diversão para famílias e visitantes.
A FACAL reforça, assim, o seu papel como uma grande montra da cultura, do associativismo e dos produtos locais, promovendo o convívio entre residentes e visitantes e dinamizando o concelho de Almodôvar.
Beja recebeu este sábado, 27 de junho, a 5.ª edição do Festival Nacional da Canção Rural, que levou ao Pax Julia – Teatro Municipal uma noite marcada pela música, talento e celebração da cultura portuguesa.
Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com o Município de Beja, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Beja e reuniu representantes de 11 municípios: Arcos de Valdevez, Beja, Borba, Cantanhede, Chamusca, Mealhada, Melgaço, Palmela, Ponte de Lima, Rio Maior e Vila Verde.
O festival voltou a destacar a tradição, a criatividade e a valorização do mundo rural através da música, com um júri composto por Amílcar Malhó (AMPV), Rui Fernandes (Academia de Música de Lisboa), Márcia Mendes (Federação Minha Terra), Anabela Caeiro (RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho) e Paquito Rebelo (editora País Real).
No que diz respeito aos vencedores, o primeiro lugar foi conquistado pelos Antíkua, de Vila Verde, com o tema “Roda da Vindima”. O segundo prémio foi atribuído aos Mafarricos, de Ponte de Lima, com “Abre a Roda”, enquanto a Associação RBF, de Borba, alcançou o terceiro lugar com “Terra que Dá Fruto”.
Foram ainda entregues prémios especiais. Joana Silva, da Chamusca, recebeu o galardão de Melhor Interpretação com “Oh Chamusca Terra Querida”. Já Luís Espinho, de Beja, venceu na categoria de Melhor Música com “Do Baixo Alentejo”, enquanto os Antíkua voltaram a ser distinguidos com o prémio de Melhor Letra.
A noite contou também com atuações de Los Chupitos, duo bejense que cruza música portuguesa e espanhola, dos Contos de Rei, vencedores da segunda edição do festival, e de Rui Tanoeiro, vencedor da primeira edição, realizada em 2022.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, identificou e deteve uma cidadã estrangeira, de 41 anos, suspeita da prática de um crime de homicídio qualificado ocorrido em Alfundão, no concelho de Ferreira do Alentejo, no passado dia 21 de junho, do qual foi vítima o seu marido, de 41 anos, anuncia a força policial.
A PJ explica que, “de acordo com a investigação, o crime terá ocorrido no interior de uma residência partilhada por vários núcleos familiares da mesma nacionalidade, todos trabalhadores agrícolas. A vítima foi atingida com um objeto corto-perfurante na zona abdominal, sofrendo lesões que determinaram a morte no local”.
As autoridades indicam que a agressão “terá ocorrido na sequência de uma altercação entre o casal, existindo um histórico de conflitos e episódios de violência, tanto em território nacional como no país de origem”.
No âmbito do inquérito, titulado pelo Ministério Público de Ferreira do Alentejo, a investigação desenvolvida pela Polícia Judiciária, conjugada com perícias médico-legais, “permitiu reunir elementos probatórios que sustentaram a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito” frisa a Judiciária.
A detida foi presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A investigação prossegue para o completo esclarecimento dos factos.
Já se encontram abertas as inscrições para os estabelecimentos comerciais e de restauração do concelho que pretendam integrar a edição de 2026 do programa de dinamização do comércio local “Viva o Verão em Castro!”, promovido pela Câmara Municipal de Castro Verde.
A iniciativa decorrerá entre 4 de julho e 27 de setembro e tem como principal objetivo incentivar as compras no comércio tradicional e na restauração local, valorizando a economia de proximidade e contribuindo para a dinamização do espaço público durante os meses de verão.
À semelhança das edições anteriores, a campanha mantém o formato de concurso, atribuindo um cupão por cada 20 euros em compras ou consumo nos estabelecimentos aderentes. Os participantes ficam habilitados a diversos prémios, através de três sorteios mensais, entre os quais viagens para duas pessoas, fins de semana com alojamento, viagens de balão e vouchers de 75 e 50 euros para utilização no comércio local.
O programa integra ainda os sorteios “Sábado Feliz!”, que decorrem às 12h00 nos sábados de Mercadinho. Nestes dias, por cada 20 euros em compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem um cupão específico que lhes permite concorrer ao prémio imediato de um fim de semana para duas pessoas.
Podem aderir à iniciativa os estabelecimentos comerciais e de restauração sediados no concelho de Castro Verde, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível online ou presencialmente no Posto de Turismo, situado na Rua D. Afonso Henriques, junto à Igreja dos Remédios.
Com esta iniciativa, o Município de Castro Verde reforça o seu compromisso com a valorização do comércio local, promovendo uma campanha que incentiva as compras de proximidade, dinamiza a atividade económica e convida castrenses e visitantes a viver o verão no concelho.
O Instituto Politécnico de Beja obteve uma avaliação muito positiva no processo de follow-up conduzido pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, tendo sido reconhecido o cumprimento integral das condições e recomendações definidas no âmbito da avaliação institucional.
Segundo a Comissão de Avaliação Externa (CAE), o IPBeja demonstrou a implementação efetiva de um conjunto alargado de medidas de melhoria e reforço da sua capacidade institucional, num processo que envolveu toda a comunidade académica, incluindo órgãos de gestão, docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes.
No relatório agora concluído, a CAE confirmou que as recomendações anteriormente emitidas foram integralmente cumpridas, destacando a evolução positiva da instituição e a consolidação de uma cultura de qualidade e melhoria contínua.
Entre os aspetos valorizados estão o reforço da integração dos docentes em unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o incentivo à produção científica, o fortalecimento das ligações ao tecido regional e o investimento na inovação pedagógica e na modernização das infraestruturas.
Foi ainda sublinhada a aposta na internacionalização, nomeadamente através da participação na Universidade Europeia HEROES, bem como o desenvolvimento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ), considerado um instrumento estruturante e altamente positivo no contexto institucional.
Este reconhecimento enquadra-se nos referenciais europeus para a garantia da qualidade no ensino superior, definidos pelo ESG – Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area.
O resultado representa um marco importante no percurso do IPBeja e reforça a sua capacidade de prosseguir a missão de ensino, investigação, inovação e desenvolvimento regional, ao serviço da comunidade académica e do território onde se insere, no caso o concelho de Beja.
Os mais recentes modelos meteorológicos apontam para a chegada de uma vaga de calor significativa à Península Ibérica, com especial impacto no Alentejo, onde as temperaturas poderão atingir valores entre os 40 e os 43 graus Celsius em várias regiões.
De acordo com a Meteo Alentejo, uma massa de ar extremamente quente deverá instalar-se sobre o território, provocando vários dias consecutivos de calor intenso, noites tropicais e um risco acrescido de incêndio rural.
O período mais crítico deverá começar na próxima quinta-feira e prolongar-se por cerca de uma semana, levando as autoridades a reforçar os alertas à população para a adoção de medidas de prevenção e proteção face às altas temperaturas.
A população pode acompanhar a evolução das temperaturas, tanto atuais como previstas, através da plataforma especializada Meteo Alentejo, parceira da Rádio Castrense.
Perante este cenário, recomenda-se especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, bem como o cumprimento das orientações das autoridades de saúde e proteção civil.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 2 344 furtos em residências até 31 de maio deste ano, reforçando o alerta à população com a chegada do verão, período em que muitas habitações ficam temporariamente desocupadas devido às férias.
Apesar de uma ligeira tendência de diminuição nos últimos anos, este tipo de criminalidade continua a ser uma preocupação relevante. Em 2024 foram registados 6 469 furtos em residências e, em 2025, 6 275 ocorrências.
Segundo a GNR, os distritos com maior número de casos em 2026, até ao final de maio, foram Faro (371), Porto (255), Lisboa (216), Setúbal (205) e Leiria (183), embora existam ocorrências em todo o território nacional.
No que diz respeito à atuação das autoridades, foram detidas 54 pessoas este ano, até 31 de maio, depois de 132 detenções em 2025 e 129 em 2024.
A Guarda explica que os autores destes crimes procuram, sobretudo, habitações que aparentam estar desocupadas, observando rotinas e sinais exteriores de ausência, como estores fechados, correspondência acumulada ou falta de iluminação. Em alguns casos, recorrem ainda a informações partilhadas nas redes sociais.
Os acessos mais vulneráveis são portas, janelas, varandas, garagens e zonas menos visíveis das habitações. Entre os bens mais visados estão dinheiro, ouro, joias, relógios, equipamentos eletrónicos e pequenos eletrodomésticos.
Perante este cenário, a GNR reforça a importância da prevenção e deixa vários conselhos à população, como garantir que portas e janelas ficam bem fechadas, evitar sinais evidentes de ausência, pedir a familiares ou vizinhos que vigiem a casa, não divulgar períodos de férias nas redes sociais e, sempre que possível, instalar sistemas de alarme ou videovigilância.
A Guarda apela ainda à colaboração dos cidadãos, sublinhando que qualquer comportamento suspeito deve ser comunicado às autoridades. Em caso de furto, recomenda que o local seja preservado até à chegada da GNR, para facilitar a recolha de provas.
Em situações de emergência, a população deve contactar o número europeu 112 ou o posto territorial da GNR da sua área de residência.