Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Deputado do PS, Pedro do Carmo, reivindica mais meios para a GNR no distrito de Beja

0

O deputado do PS eleito por Beja, reuniu, segunda-feira, com o comandante do Comando Territorial da GNR de Beja, coronel Paulo Gomes, onde analisou as condições de segurança e a capacidade operacional desta força de segurança no distrito.

No final da reunião, Pedro do Carmo, revelou que exige que o Governo concretiza “medidas concretas” para reforçar os efetivos da GNR na região, assim como “renovar e aumentar o parque de viaturas”.

A reunião decorreu “na sequência das preocupações transmitidas por vários autarcas relativamente à falta de efetivos, que já condiciona a capacidade de patrulhamento em diferentes concelhos” afirmou o deputado socialista.

Pedro do Carmo lamenta que “existam territórios onde a escassez de militares torna difícil assegurar uma patrulha em permanência, situação particularmente preocupante num distrito extenso, disperso e com muitas localidades rurais”.

Em nota à Imprensa o eleito do PS frisou ainda que o partido “valoriza profundamente o papel da GNR e reconhece o profissionalismo, a dedicação e o sentido de serviço público dos seus militares”.

Nesse sentido, Pedro do Carmo adianta que levará à Assembleia da República “as preocupações identificadas, exigindo ao Governo medidas concretas para reforçar os efetivos, renovar e aumentar o parque de viaturas e garantir uma presença policial adequada em todos os concelhos do distrito de Beja”.

Foto: Rádio Castrense

Delegação de Beja da SOLIM diz que “a imigração ilegal está a crescer na região”

0

O Alentejo registava, no final de 2025, 65.238 cidadãos estrangeiros residentes, de acordo com os dados do Relatório de Migrações e Asilo 2025, da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo.

Os números abrangem os 47 concelhos do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Odemira concentrava cerca de um terço desse total, com mais de 22 mil cidadãos estrangeiros residentes, sendo o concelho alentejano com maior número de residentes estrangeiros.

Apesar dos números oficiais, a SOLIM – Associação Solidariedade Imigrante considera que estes dados não refletem toda a realidade da imigração na região.

Alberto Matos, presidente da Delegação de Beja da SOLIM, afirma que os números divulgados representam apenas “uma parte da verdade”. Segundo o responsável, existe uma outra realidade relacionada com a imigração em situação irregular que, na sua perspetiva, “está em franca expansão”.

A SOLIM defende, assim, que os dados oficiais sobre a população estrangeira residente devem ser analisados tendo também em conta as situações de imigração que não estão refletidas nos registos oficiais.

MURPI entregou uma carta aberta ao presidente da Assembleia da República

0

O Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosos entregou na sexta feira feira uma carta aberta ao presidente da Assembleia da Republica, onde expôs as principais inquietações que toldam os dias desta faixa etária.

A presidente do MURPI, Isabel Gomes, destaca a “exigência de um aumento intercalar de 50 euros para todas as pensões e reformas com retroatividade a junho de 2026, que permitirá elevar o valor da pensão que servirá de cálculo à atualização das reformas para 2027”.

Dois trabalhadores morrem soterrados em obra de hotel em Porto Covo

0

Dois trabalhadores de nacionalidade estrangeira, de 26 e 28 anos, morreram depois de terem ficado soterrados na sequência de um aluimento de terras numa obra de construção em Porto Covo, no concelho de Sines.

O acidente aconteceu esta segunda-feira, quando os dois homens se encontravam a trabalhar numa vala do futuro empreendimento turístico Pestana Porto Covo Beach Residences, do Pestana Hotel Group.

Segundo o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, citado pela agência Lusa, o primeiro trabalhador foi localizado pelas 18h15. O segundo foi encontrado cerca de cinco horas depois, às 23h15.

As vítimas foram retiradas já sem vida. Os óbitos foram declarados no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

O alerta para o acidente foi dado às 16h29. Os corpos permaneceram no local após o resgate, aguardando a realização das perícias por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

As operações de socorro envolveram 29 operacionais e nove veículos, com meios dos bombeiros de Sines, Grândola e Odemira, uma Equipa de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, elementos do INEM e uma equipa de apoio psicológico. Um helicóptero inicialmente acionado pelo INEM acabou por ser desmobilizado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Carvoeiro Golf, empresa detida pelo Pestana Hotel Group, confirmou ter acompanhado a situação desde o primeiro momento e afirmou estar a colaborar com as autoridades e os meios de socorro na investigação às circunstâncias do acidente.

Rádio Castrense / Lusa

Moura reforça meios dos Bombeiros Voluntários com 50 novos equipamentos de proteção

0

O Município de Moura entregou 50 equipamentos de proteção individual (EPI) à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moura, reforçando os meios disponíveis e as condições de segurança dos operacionais da corporação.

A aquisição dos equipamentos integra uma candidatura apresentada pelo Município de Moura ao programa Alentejo 2030, destinada a reforçar a capacidade de prevenção e resposta do concelho perante situações de emergência e eventos extremos, com particular enfoque nos incêndios rurais.

No âmbito desta candidatura foram realizados vários investimentos destinados a reforçar a capacidade de intervenção dos agentes de proteção civil do concelho. Para os Bombeiros Voluntários de Moura, o investimento ascende a 126.989,56 euros, valor que inclui, além dos 50 EPI agora entregues, a aquisição de um veículo ligeiro de combate a incêndios.

Os novos equipamentos vão permitir reforçar a proteção individual dos bombeiros, disponibilizando meios adequados à intervenção em diferentes cenários de emergência e contribuindo para melhorar as condições de segurança durante as operações.

Também o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura viu reforçados os seus meios, dispondo atualmente de um veículo de transporte de pessoal, um veículo de posto de comando operacional e um drone, equipamentos que já se encontram ao serviço e que apoiam as operações de proteção e socorro no concelho.

A operação enquadra-se nos objetivos de adaptação às alterações climáticas, prevenção de riscos de catástrofe e reforço da resiliência territorial, procurando aumentar a capacidade de intervenção dos agentes de proteção civil e a eficiência da resposta operacional.

O projeto apresenta um custo elegível aprovado de 275.494 euros, com um fundo aprovado de 234.169,90 euros, financiado pelo FEDER, através do programa Alentejo 2030.

Com estes investimentos, o Município de Moura reforça os meios disponíveis para a proteção civil municipal e para os Bombeiros Voluntários de Moura, fortalecendo a capacidade de prevenção, preparação e resposta perante situações de risco e emergência no concelho.

InCastro recebe amanhã sessão sobre apoios DLBC 2030 para empresas e empreendedores

0

O InCastro – Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde recebe, esta quarta-feira, 30 de setembro, pelas 14h30, uma sessão de divulgação dedicada aos apoios do DLBC 2030, dirigida a agentes económicos e empreendedores locais.

A iniciativa incide sobre a Tipologia D.1.1.1.3. – Investimentos em Diversificação, Comércio e Serviços Associados, uma medida destinada a apoiar a criação e o desenvolvimento de atividades não agrícolas em meio rural.

Durante a sessão serão apresentados os apoios disponíveis e os objetivos desta medida, que passa por estimular a criação de emprego, dinamizar o comércio de proximidade, reforçar os serviços locais e promover a atividade turística, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do território.

Entre as áreas abrangidas está o reforço do tecido económico local, através do apoio ao surgimento e expansão de atividades de comércio e serviços de produtos não agrícolas, com potencial para dinamizar a economia e gerar emprego.

A medida contempla também a valorização turística e patrimonial, incentivando a diversificação da oferta turística e a promoção do património material e imaterial da região. Neste âmbito, são igualmente considerados serviços de animação turística orientados para o acolhimento e acompanhamento de visitantes.

A sessão é promovida pela ESDIME, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde e o projeto CLDS “Castro+Vivo”.

As linhas de apoio apresentadas enquadram-se no PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e no Portugal 2030, contando com cofinanciamento da União Europeia.

Beja Educa regressa à RuralBeja com mais de 30 experiências para crianças e jovens

0

O Beja Educa regressa à RuralBeja, entre os dias 2 e 5 de outubro, com mais de 30 atividades e experiências destinadas a crianças e jovens. A iniciativa junta aprendizagem e diversão através de propostas nas áreas da ciência, tecnologia, robótica, programação, engenharia, ambiente, saúde, segurança, cultura, património, artes, desporto e sustentabilidade.

Entre as atividades destaca-se o Escape Room “Ladrões do Tempo”, inspirado em Momo, de Michael Ende, dirigido a famílias e crianças a partir dos 8 anos. A Beja Interativa propõe jogos que conjugam movimento e tecnologia, enquanto a RoboThink apresenta experiências de programação, robótica e engenharia.

Para os mais pequenos, o 11 Raízes aposta na criatividade, nos sentidos e na exploração de materiais, incluindo uma área sensorial para bebés e o Cantinho da Calma. Já o Vive+ apresenta desafios como slide, rapel, corrida de obstáculos e insuflável bootcamp.

A área Beja Segura inclui atividades de prevenção rodoviária, primeiros socorros, combate ao fogo e segurança, com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, PSP, Beja Bike Store e outras entidades.

A ciência estará representada pelos Centros de Ciência Viva de Lagos, Lousal e Algarve. O CAPPAS Insectozoo e a Mirmex levam insetos vivos e formigueiros didáticos, enquanto EDIA, EMAS e Resialentejo participam nas áreas do ambiente, sustentabilidade e território.

O programa conta ainda com o Brincatorium, da Escola Superior de Educação, a Biblioteca Municipal de Beja, o Museu Regional de Beja – Museu Rainha Dona Leonor, o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, a Gingarte, os Desbravadores de Beja, a Associação Check-In, a AI9.PT, a ACOS+, a UBBU, a Associação Hypatiamat e outras entidades. A CIMBAL estará igualmente presente.

O dia 2 de outubro é dedicado às escolas, mediante inscrição. O Beja Educa funciona nesse dia das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 20h00, sendo os períodos das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 15h30 exclusivos para grupos escolares inscritos.

Nos dias 3 e 4 de outubro, o horário será das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00. No dia 5, o espaço estará aberto das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

A programação inclui ainda apresentações de Dança e Música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, uma apresentação de Capoeira e outras iniciativas dinamizadas pelas entidades participantes.

As inscrições das escolas para o dia 2 de outubro podem ser feitas através do formulário de inscrição.