20.8 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Junho 14, 2026
Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Turismo continua a crescer no concelho de Odemira

0

A FEI-TUR – Feira de Turismo do SW termina hoje em Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira, onde os números do turismo continuam a crescer, e atualmente já ultrapassou as 400 mil dormidas anuais, justificando assim uma campanha publicitária de 180 mil euros para promover o concelho nos mercados português e espanhol promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O presidente da ERT, José Manuel Santos, congratula-se com o facto do setor turístico do concelho de Odemira ter crescido 3 por cento no último ano.

FEI-TUR chega hoje ao fim em Vila Nova de Milfontes

0

A Frente Ribeirinha de Vila Nova de Milfontes continua este domingo a ser o palco principal da FEI-TUR – Feira de Turismo do Sudoeste

Promovido pelo Município de Odemira , o evento decorre entre os dias 11 e 14 de junho sob o mote “Ao Natural é melhor!” , com uma oferta focada no turismo de natureza e experiências locais através de uma programação 100% gratuita.

14 de junho – Domingo

  • 05h15 – Caminhada ao nascer do sol
  • 08h00/11h00 – Observação de aves
  • 09h00/12h00 – Surf, SUP e yoga
  • 13h00 – Abertura da Fei-Tur
  • 13h00/20h00 – Atividades diversas (passeios, workshops, canoagem)
  • 16h30 – Conversa sobre vinhos locais
  • 16h30 – Dança e animação cultural
  • 17h30 – Grupo Coral Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes
  • 18h30 – Produtor do Dia
  • 19h00 – DJ Mike Fuentez
  • 20h00 – Concerto de Jazz (Rodrigo Correia Quarteto)
  • 20h00 – Sorteio final do passaporte




.

IPDJ do Alentejo promove cerimónia de reconhecimento da Ética no Desporto em Beja

0

A Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realiza na segunda-feira, dia 15 de junho, pelas 18h00, nas suas instalações em Beja, a segunda cerimónia de reconhecimento dedicada à promoção da ética no desporto, dirigida a entidades do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

A iniciativa integra o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e tem como objetivo valorizar organizações, projetos e personalidades que promovem os valores da ética, do respeito, da inclusão, da responsabilidade e do fair play através da prática desportiva.

Durante a sessão será apresentado o Plano Nacional de Ética no Desporto, seguindo-se a entrega dos diplomas aos Embaixadores “Ética no Desporto 2026” e a atribuição de Selos Digitais e Bandeiras Ética às entidades distinguidas.

O programa inclui ainda um momento de reconhecimento dirigido à comunicação social regional, pelo contributo na promoção dos valores éticos no desporto. Nesta ocasião serão destacados os prémios atribuídos ao jornal Diário do Alentejo e ao Correio de Alentejo, distinguidos na 14.ª edição do Prémio de Imprensa “Desporto com Ética”, na categoria de Imprensa Regional.

A cerimónia contará igualmente com um momento cultural protagonizado pelo grupo de cantares alentejanos “Os Compadris”, encerrando uma sessão que pretende reforçar o desporto enquanto espaço de formação cívica, participação social e promoção de valores fundamentais.

Programa

18h00 | Receção
18h10 | Boas-vindas
18h20 | Plano Nacional de Ética no Desporto
18h30 | Entrega de diplomas – Embaixadores “Ética no Desporto 2026”
18h40 | Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” – reconhecimento ao Diário do Alentejo e Correio de Alentejo
18h50 | Entrega de Bandeiras Ética
19h20 | Momento cultural – Cantares Alentejanos “Os Compadris”
19h30 | Encerramento

Os enfermeiros “não têm vida familiar” lamenta o SEP

0

A Delegação Regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa os sucessivos governos de terem “desprezado” um dos lados mais importantes dos enfermeiros que é a “conciliação da vida familiar com a vida profissional”.

A sindicalista Carolina Ribeiro afirma que, de entre as reivindicações que o sindicato quer ver satisfeitas, esta “é uma delas”, indiscutivelmente, pela importância que tem para estes profissionais.

8.º Festival de Folclore & Artesanato de Gomes Aires termina hoje

0

O 8.º Festival de Folclore & Artesanato de Gomes Aires decorre até este domingo no polidesportivo da freguesia, com dois dias dedicados às tradições, ao artesanato, à música e ao convívio, numa iniciativa que a organização quer afirmar como um ponto de encontro da comunidade e de visitantes. Fábio Batista, presidente da Junta de Freguesia de Gomes Aires, sublinha que o objetivo é “trazer mais pessoas à freguesia”, dinamizar o território e valorizar os expositores locais, num festival que “junte as pessoas” e onde todos sejam bem recebidos.

Este domingo, dia 14 de junho, a abertura está marcada para as 12h00, com almoço às 13h00 e atuação do Grupo Coral As Flores do Campo às 14h00. A tarde prossegue com o Grupo Volta e Meia às 15h30 e o Rancho da Figueira às 18h00, seguindo-se jantar às 19h30, matiné dançante com Emanuel Martins e Tânia Vaz às 20h00 e encerramento à meia-noite, com a promessa de “mais surpresas” para 2027.