Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Castro Verde disponibiliza Ecocentro Móvel para reforçar reciclagem no concelho

0

O Município de Castro Verde colocou hoje em funcionamento um Ecocentro Móvel, uma infraestrutura itinerante destinada a facilitar a separação e deposição correta de resíduos urbanos, aproximando os serviços de reciclagem da população e promovendo práticas mais sustentáveis.

O novo equipamento funcionará como um ponto de recolha de proximidade para resíduos que, pelas suas características, não devem ser depositados nos contentores e ecopontos convencionais. A iniciativa pretende contribuir para uma gestão mais eficiente dos resíduos e aumentar as taxas de reciclagem no concelho.

No Ecocentro Móvel, os munícipes poderão entregar gratuitamente diversos tipos de resíduos, incluindo lâmpadas LED e compactas, toners e tinteiros, cassetes de áudio e vídeo, CDs e DVDs. O equipamento está igualmente preparado para receber pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como resíduos metálicos e cerâmicos de origem doméstica, como tachos, panelas, talheres, louças e porcelanas.

De caráter itinerante, o Ecocentro Móvel mudará de localização todos os meses, percorrendo diferentes pontos do concelho. O circuito inclui vários locais da vila de Castro Verde, a localidade de Casével e as sedes de freguesia de Entradas, São Marcos da Ataboeira e Santa Bárbara de Padrões, garantindo maior proximidade e acessibilidade aos habitantes.

A primeira instalação do equipamento está localizada na Avenida General Humberto Delgado, junto à Rotunda do Minério, em Castro Verde, onde permanecerá entre 18 de junho e 15 de julho de 2026.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Castro Verde reforça a sua aposta nas políticas ambientais e na promoção de boas práticas de sustentabilidade, incentivando a correta gestão de resíduos e contribuindo para a preservação do ambiente no concelho.

Câmara de Castro Verde vai reforçar apoio às famílias nas escolas de Entradas e Santa Bárbara de Padrões

0

A câmara de Castro Verde vai implementar, no ano letivo 2026/2027, uma nova medida de apoio às famílias nos estabelecimentos de ensino de Entradas e de Santa Bárbara de Padrões.

A medida, diz a autarquia, prevê “a isenção do pagamento das refeições escolares para todas as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo inscritas nestes estabelecimentos de ensino, bem como a isenção da inscrição nas atividades de ATL durante as interrupções letivas de Natal, Páscoa e Verão”.

As EB1 e JI de Entradas e de Santa Bárbara de Padrões, frisa a autarquia, “continuam a afirmar-se como espaços educativos de proximidade, com acompanhamento individualizado, ambiente familiar e forte ligação ao território, proporcionando condições diferenciadoras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças”.

Os encarregados de educação poderão obter informações adicionais junto do Gabinete de Educação e Ação Social do Município (Tlf.: 286 320 702).

A iniciativa tem como objetivo, apoiar diretamente as famílias, e contribuir para contrariar a tendência de diminuição do número de alunos inscritos nestes estabelecimentos de ensino, reforçando a sua atratividade e promovendo a sua sustentabilidade futura, refere o vereador da câmara de Castro Verde, David Marques.

Sindicatos defendem papel dos enfermeiros de família no apoio a doentes crónicos

0

Os sindicatos consideram que os enfermeiros de família podem, em “casos específicos”, assumir funções semelhantes às dos médicos de família, nomeadamente no acompanhamento de utentes com doenças crónicas.

A posição é defendida como uma resposta às necessidades crescentes do sistema de saúde, sobretudo no que diz respeito ao acesso a cuidados de proximidade e à continuidade do acompanhamento clínico.

Segundo Carolina Ribeiro, enfermeira do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, delegação do Alentejo, “o enfermeiro de família é uma solução viável e necessária, mas deve ser concretizada com condições adequadas, autonomia profissional e integração plena nas equipas de cuidados de saúde primários”.

A responsável sublinha ainda que “esta abordagem pode contribuir para melhorar a resposta aos utentes, desde que sejam garantidos os recursos e o enquadramento necessário para o desempenho destas funções”.

Os sindicatos reforçam, assim, a importância de valorizar o papel dos enfermeiros no sistema de saúde, defendendo uma maior articulação entre profissionais para assegurar cuidados mais eficazes e acessíveis à população.

Caminhada Noturna “Volta à Vila” reuniu 112 participantes em Castro Verde

0

A Caminhada Noturna “Volta à Vila”, promovida pela Câmara Municipal de Castro Verde na noite de quarta-feira, 17 de junho, reuniu 112 participantes num percurso de aproximadamente oito quilómetros pelas ruas da vila.

Integrada nos Jogos Concelhios 2026, a iniciativa teve como principal objetivo incentivar a prática regular de atividade física e a adoção de estilos de vida saudáveis, proporcionando simultaneamente um momento de convívio e participação comunitária.

Ao longo do percurso, os participantes tiveram oportunidade de desfrutar de uma caminhada ao ar livre num ambiente descontraído, reforçando o espírito de comunidade e o interesse pelas atividades desportivas promovidas no concelho.

A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Castro Verde, contando com a colaboração da AMCP Bike Team, do NSCP – “Campaniços Sobre Rodas” e da Associação 100 Trilhos, entidades que contribuíram para o êxito da iniciativa.

A Caminhada Noturna “Volta à Vila” integra o conjunto de atividades dos Jogos Concelhios 2026, programa que continua a promover a participação da população em iniciativas desportivas, recreativas e de promoção da saúde em todo o concelho.

“É pura hipocrisia política dizer-se que o PSD inaugura as obras do PS” afirma Gonçalo Valente

0

O líder da distrital de Beja do PSD considera ser de uma tremenda “hipocrisia política, intelectual e ética” a ideia, frequentemente apontada em praça pública, de que os governos sociais-democratas se limitam a inaugurar obras realizadas por executivos socialistas.

Gonçalo Valente contesta esta leitura, defendendo que a realidade não pode ser generalizada e que a conclusão não corresponde aos factos, sobretudo no contexto do Baixo Alentejo.

O responsável social-democrata admite que esta situação pode, em determinados casos, “beneficiar” tanto o PSD como o PS, ou outros partidos, mas sublinha que não se trata de uma regra, nem de uma evidência.

Como exemplo, aponta a Barragem de Alqueva, uma das maiores infraestruturas da região, que foi anunciada durante o governo de Cavaco Silva, mas acabou por ser inaugurada mais tarde por um executivo do PS, liderado por António Guterres.

Para Gonçalo Valente, este caso demonstra que as grandes obras públicas resultam, muitas vezes, de processos longos e de decisões políticas que atravessam diferentes ciclos governativos, rejeitando, assim, simplificações no debate político.

Grupo chinês prepara megaprojeto de energias renováveis no Alqueva com 1.300 MW

0

Um consórcio liderado pelo grupo chinês Chint avançou com a fase inicial de avaliação ambiental de um ambicioso conjunto de projetos de energia renovável a instalar nos concelhos de Portel e Vidigueira, no distrito de Beja, com uma capacidade prevista de cerca de 1.300 megawatts (MW).

Denominado “Cluster Alqueva-Portel”, o plano integra várias tipologias de produção energética, incluindo centrais solares fotovoltaicas, sistemas de armazenamento em baterias e parques eólicos, numa lógica de complementaridade e gestão integrada da produção.

O projeto encontra-se atualmente na etapa de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental, que está em consulta pública, representando o arranque formal do processo de licenciamento.

De acordo com a informação disponível, o empreendimento inclui três unidades solares de grande dimensão: São Gião, com 563 MW, Tapada Branca, com 580,5 MW, e Monte Santos, com 111 MW. Em paralelo, está prevista a instalação de sistemas de armazenamento energético associados a estas centrais, totalizando 358 unidades de baterias, com uma potência de 895 MW e capacidade de armazenamento de 1.790 MW.

O plano energético será ainda reforçado por dois parques eólicos, compostos por sete aerogeradores, com uma capacidade combinada de 50 MW.

Este conjunto representa apenas parte da capacidade já assegurada pela Chint junto da REN – Redes Energéticas Nacionais, no âmbito de acordos recentes. No total, a empresa garantiu 2.520 MW de ligação à rede elétrica, distribuídos por oito projetos no Baixo Alentejo, correspondendo a mais de 20% da potência contratada neste processo.

Presente na Europa desde 2016, a Chint Solar desenvolve atualmente projetos em oito países e já opera em Portugal, nomeadamente com centrais fotovoltaicas em Albergaria-a-Velha e Pias.

Embora o investimento global não tenha sido divulgado, sabe-se que o desenvolvimento deste cluster remonta a 2019. Para assegurar a ligação à rede elétrica, está prevista a construção de três linhas de muito alta tensão, com extensões entre 7,4 e 8,9 quilómetros.

A área de implantação situa-se na bacia hidrográfica do Guadiana e, apesar de não coincidir com zonas classificadas, inclui áreas consideradas sensíveis para determinadas espécies, como aves de rapina. O levantamento ambiental identifica ainda a presença de montado de sobro e azinho, bem como vegetação mediterrânica e áreas agrícolas.

Nesta fase preliminar, não está quantificado o número de árvores potencialmente afetadas, mas admite-se a possibilidade de impacto em espécies protegidas, dependendo da configuração final do projeto. Nesses casos, será necessária autorização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Os promotores asseguram que serão implementadas medidas de mitigação ambiental, incluindo recuperação das áreas intervencionadas e eventuais compensações por desflorestação.

Quanto aos solos, a caracterização inicial aponta para terrenos com baixa aptidão agrícola, ainda que o estudo refira a crescente presença humana e processos de artificialização na região.

O projeto segue agora para a próxima fase do processo ambiental, com a elaboração do Estudo de Impacte Ambiental, caso a proposta em consulta venha a ser validada pelas entidades competentes.