Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

SPZS Acusa Ministério da Educação de “Desmantelamento” e Critica Falta de Soluções para a Escassez de Professores

0

Manuel Nobre, do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), lamenta a falta de dados transparentes sobre os alunos sem aulas e aponta “medidas de recurso” e decisões unilaterais como a causa do agravar da crise no setor.

O Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) voltou a fazer um balanço crítico sobre a gestão do Ministério da Educação, acusando a tutela de desmantelar a estrutura do setor e de falhar na resolução da falta de docentes nas escolas.

Em declarações recentes, Manuel Nobre, dirigente do SPZS, sublinhou que o problema do número de alunos sem professores continua a aumentar, apesar das sucessivas promessas de resolução.

“O ministro disse que iria resolver, recorreu a aposentados, recorreu a jovens — alguns sem as qualificações que seriam as adequadas —, mas o problema continua a aumentar”, alertou o dirigente sindical.

Falta de Transparência nos Dados
Outro dos pontos centrais da crítica incide sobre a ausência de números oficiais em relação aos estudantes afetados pela escassez de docentes. Segundo Manuel Nobre, passados quase dois anos sobre os compromissos assumidos pelo Ministério, a tutela continua sem divulgar o número exato de alunos sem um ou mais professores. Para o responsável do SPZS, o Ministério não conhece os dados ou, se os conhece, está a escondê-los da opinião pública.

Negociações Sem Frutos e Decisões Unilaterais
Relativamente à revisão do Estatuto da Carreira Docente, anunciada com o objetivo de tornar a profissão mais atrativa, o SPZS aponta para uma estagnação no processo negocial. Apesar de já se terem realizado mais de uma dezena de reuniões, o sindicato garante que a matéria não tem registado qualquer desenvolvimento significativo.

Manuel Nobre criticou ainda a postura da tutela na condução das políticas educativas, acusando o ministro de tomar decisões unilaterais sem ouvir a comunidade educativa. Exemplo disso foi a extinção de diversos organismos, entre os quais as Direções Regionais de Educação, promovida sem concertação ou reflexão prévia.

“Aos poucos, este ministro foi desmantelando o Ministério da Educação e este é mais um resultado dessa atitude irrefletida. O que é urgente, para já, é o Ministério encontrar soluções e descansar as famílias, os alunos, a comunidade e os professores”, concluiu Manuel Nobre.

Mértola lança concurso de 500 mil euros para recuperar cais do Guadiana afetados pelas intempéries

0

A Câmara Municipal de Mértola abriu um concurso público, com um valor base de 500 mil euros, acrescido de IVA, destinado à recuperação e reposição de estruturas flutuantes e equipamentos de apoio à navegação no rio Guadiana.

A intervenção surge na sequência dos danos provocados pelas intempéries registadas no início deste ano e contempla sete cais localizados ao longo do rio: Tamuje, Mértola, Além Rio, Penha d’Águia, Mesquita e os dois cais do Pomarão, a montante e a jusante.

O projeto prevê a instalação e reabilitação de diversas estruturas destinadas a garantir melhores condições de acesso e segurança para a navegação e utilização dos cais. Entre os trabalhos previstos encontram-se seis pontes articuladas e 16 pontões flutuantes.

No cais de Mértola serão instalados dois pontões, enquanto na Penha d’Águia estão previstos quatro pontões, além de uma estrutura complementar de apoio à ponte de acesso. Já no Pomarão, o projeto contempla quatro pontões no cais situado a montante e outros dois no cais a jusante.

A empreitada inclui também a colocação de poitas em betão armado, correntes de amarração, sistemas destinados a minimizar o impacto de detritos, escadas de acesso e postes equipados com lanternas LED para sinalização e apoio à navegação.

As estruturas de emergência previstas para os cais serão equipadas com material de segurança, nomeadamente boias salva-vidas com cabo de 20 metros, extintores de pó químico de seis quilogramas e caixas de primeiros socorros.

De acordo com as especificações técnicas do procedimento, os equipamentos deverão ser preparados para suportar as condições próprias dos ambientes fluviais e marítimos, nomeadamente a exposição à corrosão. Está prevista a utilização de materiais como alumínio marítimo, aço inoxidável e compósitos, respeitando as normas técnicas e de segurança em vigor.

O contrato abrange ainda o transporte dos equipamentos, utilização de gruas, montagem, instalação, sistemas de fixação, acessórios e realização dos ensaios necessários para garantir o correto funcionamento das estruturas.

Com esta intervenção, o município pretende repor as condições de utilização dos cais afetados pelas condições meteorológicas adversas e reforçar a segurança e a funcionalidade das estruturas de apoio à navegação no Guadiana.




fonte: O Digital

João Nunes Garante Mineiro Aljustrelense Ávido e Ambicioso Para a Nova Época

0

O treinador do Mineiro Aljustrelense, João Nunes, perspetivou a nova temporada com elevado otimismo e ambição, assegurando uma equipa empenhada em honrar a identidade do clube. O técnico garantiu que os adeptos podem contar com um conjunto aguerrido e focado em alcançar os objetivos definidos para o campeonato.

O Mineiro Aljustrelense inicia este domingo a sua participação no Campeonato de Portugal em casa em jogo frente aos algarvios do Lagoa.

“Podem esperar uma equipa aguerrida, uma equipa à imagem do Mineiro: com muita vontade, muito querer e muita ambição”, destacou João Nunes, sublinhando que a competitividade do grupo será a chave para alcançar bons resultados no terreno de jogo. “Com certeza que vamos ser competitivos, e o resultado vai ser uma consequência dessa entrega, dessa ambição e daquilo que fizermos bem durante o jogo.”

Relativamente às expetativas para a competição, o técnico traçou como meta principal assegurar a permanência de forma célere, sem fechar a porta a voos mais altos na tabela classificativa.

“Esperamos fazer um campeonato tranquilo e que consigamos estar sempre para a manutenção, sempre nos lugares do meio da tabela para cima. E sonhar, para ver se mais alguma coisa acontece, porque não é proibido sonhar. Neste sentido, esperamos conseguir o mais rapidamente possível a manutenção”, concluiu o comandante da formação de Aljustrel.

Ciclismo de Luto: Morte de Finlay Tarling Enlutou Fafe, mas Volta a Portugal Prossegue rumo à Senhora da Graça

0

A caravana da Volta a Portugal viveu ontem, dia 14 de agosto, um dia de profundo luto e consternação no paralelo de Fafe, marcado pela morte prematura do jovem ciclista Finlay Tarling, de apenas 19 anos. Perante um «silêncio ensurdecedor», a população local e os entusiastas do ciclismo uniram-se num aplauso sentido em memória do atleta.

Em homenagem à sua memória, a localidade de Ponte de Lima deverá erguer uma estátua para perpetuar o nome do jovem ciclista.

Apesar do forte impacto emocional, a organização confirmou que a competição irá prosseguir. Em conferência de imprensa, o diretor da prova admitiu o momento de incerteza vivido no final da etapa — “Não há nada planificado no dia de hoje. Acabamos de cortar a meta, não temos nada em mente nem se continuamos com a corrida… amanhã é outro dia” —, mas a decisão de dar continuidade à prova prevaleceu.

Mais detalhes sobre esta prova com o jornalista Teixeira Correia

Câmara de Santiago do Cacém reforça apoio às corporações de bombeiros para 40 mil euros anuais

0

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou, na reunião de 13 de agosto, um reforço do apoio financeiro anual regular atribuído às quatro associações humanitárias de bombeiros do concelho.

Cada corporação passa a receber 40 mil euros por ano, mais 10 mil euros do que o valor anteriormente atribuído, que se fixava nos 30 mil euros anuais. O novo apoio representa um investimento municipal global de 160 mil euros por ano destinado às quatro corporações, sem prejuízo de outros apoios que possam vir a ser concedidos pelo Município.

A decisão corresponde ao quinto aditamento ao protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e as quatro associações humanitárias de bombeiros.

De acordo com o Município, o reforço financeiro pretende contribuir para a realização de investimentos em viaturas, equipamentos e outras necessidades essenciais ao funcionamento diário das corporações, reconhecendo o papel dos bombeiros na proteção e segurança das populações.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, destaca a importância de continuar a melhorar as condições de trabalho das corporações.

“Estamos a tentar melhorar as condições dos nossos bombeiros e a estudar novas formas de apoiar as associações”, afirmou o autarca, referindo ainda que estão a ser analisadas medidas como a criação do Cartão do Bombeiro e do Estatuto do Bombeiro, bem como novos protocolos de apoio.

Com este reforço, o Município pretende consolidar o apoio às quatro corporações de bombeiros do concelho e contribuir para que estas disponham de melhores condições para responder às necessidades das populações.

Mértola: Mina de São Domingos recebe Zumba e Sunset com DJ Arden K neste sábado

0

A Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, está a acolher ao longo da época estival o programa “Verão na Mina”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mértola que alia desporto, música, lazer e cultura para dinamizar a região durante os fins de semana.

As atividades concentram-se sobretudo em redor da Praia Fluvial e do Cineteatro da Mina de São Domingos, oferecendo a moradores e visitantes uma programação diversificada que inclui aulas de Zumba, sessões de Cinema ao Luar, sunsets com DJs e exposições.

Este sábado, 15 de agosto, a animação começa logo pela manhã na Praia Fluvial, às 09h00, com uma aula aberta de Zumba orientada pela instrutora Ana Sofia Ferreira. Ao final da tarde, a partir das 17h00, o areal volta a ser o ponto de encontro com a música do DJ Arden K, num sunset pensado para acompanhar o pôr do sol à beira-da-água.

A iniciativa estende-se ao longo do mês de agosto com novas propostas culturais e de lazer, cujo calendário completo pode ser consultado através dos canais oficiais do município de Mértola (merto.la/verao-mina-agosto).

Habitações de famílias vulneráveis recuperadas em Santiago do Cacém

0

Quatro habitações de famílias em situação de vulnerabilidade foram recuperadas no âmbito do CAMP IN I, iniciativa que terminou no passado dia 3 de agosto no concelho de Santiago do Cacém. O CAMP IN II está atualmente em curso e decorre até 24 de agosto.

As intervenções têm como objetivo melhorar as condições de habitabilidade de sete agregados familiares residentes nas freguesias de Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado, Santo André e São Domingos.

Os trabalhos estão a ser realizados por 23 voluntários da Associação Just a Change e da Fundação Galp, com o apoio de mestres de obra e o suporte logístico da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

A acompanhar a evolução das intervenções no terreno estiveram a vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Teresa Serrão Gonçalves, e Ana Gomes, da Refinaria de Sines, em representação da Fundação Galp.

A iniciativa resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Santiago do Cacém, a Fundação Galp e a Associação Just a Change, destinado a apoiar famílias vulneráveis residentes no concelho.

Integrada no âmbito do voluntariado corporativo, a iniciativa representa um investimento de 120 mil euros e pretende proporcionar condições de habitabilidade mais dignas às famílias abrangidas.

Rua Morais Sarmento acolhe “Mercadinho” e animação musical este sábado em Castro Verde

0

A Rua Morais Sarmento, em Castro Verde, transforma-se no ponto de encontro do concelho este sábado, dia 15 de agosto, com mais uma edição do programa “Viva o Verão em Castro!”. A iniciativa visa valorizar o espaço público e dinamizar o comércio local ao longo de toda a manhã.

Entre as 09h00 e as 13h00, o tradicional “Mercadinho” regressa à rua, promovendo o contacto direto entre a comunidade, produtores e comerciantes locais. A animação de rua arranca às 10h00 com a música itinerante da “Banda do Carteiro”, que promete animar o público e os estabelecimentos comerciais. Mais tarde, pelas 12h00, realiza-se o sorteio “Sábado Feliz!”, focado no incentivo às compras no comércio tradicional.

A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Castro Verde, integrando a vasta programação de verão do município que se estende até ao final de setembro.

Bufo-real recolhido pela PSP em residência na cidade de Beja

0

O Comando Distrital de Beja da PSP, através da Brigada de Prevenção e Proteção Ambiental (BriPA), procedeu, no dia 31 de julho de 2026, à recolha de uma ave de grande porte encontrada numa residência particular, na cidade de Beja.

De acordo com a PSP, tratava-se de uma ave da ordem dos Estrigiformes, vulgarmente conhecida como bufo-real, apresentando uma coloração castanha escura.

A ave foi recolhida em segurança pelos elementos da BriPA e posteriormente entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade responsável pelo seu acompanhamento e encaminhamento.

A intervenção teve como objetivo garantir a segurança do animal e assegurar a sua adequada entrega às autoridades competentes para a proteção da fauna selvagem.

Castro Verde recebe este sábado o Encontro Mensal de Automóveis Históricos e Desportivos

0

Castro Verde acolhe hoje mais uma edição do habitual encontro de entusiastas e colecionadores do universo automóvel.

A Praça da República e a Rua Morais Sarmento, em Castro Verde, vão ser o palco do Encontro Mensal de Automóveis Históricos e Desportivos, iniciativa que decorre este sábado, dia 15 de agosto.

Destinado a adeptos e curiosos das clássicas quatro rodas, o evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, culminando com o tradicional almoço-convívio entre os participantes.

Estes encontros realizam-se habitualmente no 3.º sábado de cada mês, promovendo o convívio e a exibição de veículos clássicos e desportivos que marcaram gerações.

A organização está a cargo da secção de Automóveis Históricos e Desportivos da AMBB, contando com o apoio do Município de Castro Verde.