8.5 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Novembro 26, 2025

Últimas Noticias

Vidigueira assinala 11.º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano como Património da Humanidade

A Freguesia de Vidigueira celebra este mês os 11 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, distinção atribuída pela UNESCO em 2014. Para assinalar a data, está a promover o Vidigueira EnCante 2025, um programa cultural que decorre nos dias 27, 29 e 30 de novembro, reunindo oficinas, atuações, desfiles e momentos de convívio.

As comemorações arrancam na quinta-feira, 27 de novembro, às 10h30, com as iniciativas “Paias Rurais da Vidigueira” e “Há Cante na Vila”, seguidas de um desfile dos alunos da Banda do Cante do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. O ponto alto do dia acontece às 17h30, no Centro de Património e Turismo, com a sessão oficial que assinala o 11.º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na lista da UNESCO.

O programa regressa no sábado, 29 de novembro, iniciando-se às 10h00 no Mercado Municipal com uma Oficina de Cante Alentejano. Uma hora depois, no mesmo local, será inaugurada a Oficina do Cante do Centro Social de Vidigueira. À tarde, às 17h00, o Auditório Municipal acolhe um Workshop de Cante Alentejano com Paulo Ribeiro. A noite encerra com o espetáculo “Cante Alentejano p’s Os Ines Gonçalves”, que contará com a participação de jovens do The Voice Kids, e será acompanhado por uma prova de vinhos, talhas e petiscos.

No domingo, 30 de novembro, o Mercado Municipal recebe, a partir das 10h00, um Almoço Convívio animado musicalmente por Nelson Laranjo. As comemorações terminam às 15h30, no Largo da Lançada, com o tradicional Desfile e Atuação de Grupos Corais, que reunirá vários agrupamentos do concelho e da região.

Entre os grupos participantes encontram-se o Grupo Coral “Os Vindimadores de Vidigueira”, Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Grupo Coral da Vidigueira, Grupo Coral “Raízes do Cante” (Cuba), Grupo Coral Cantadores do Desassossego de Beja e o Grupo Coral Feminino “Papoilas de Cande”, de Vale de Vargo.

Latest Posts

Não perder