12.1 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Dezembro 17, 2024

Últimas Noticias

Uniões de Freguesias de Almodôvar deverão ser desagregadas. Castro Verde e Casével deve manter-se como está

António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, anuncia o quase certo regresso das 8 freguesias ao concelho de Almodôvar, em vez das atuais seis. Em causa está a desagregação das Uniões de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires e também de Almodôvar e Graça de Padrões, que se haviam fundido durante o governo de Pedro Passos Coelho, quando a Troika “dominava” Portugal.

“Tudo indica que vamos ter de novo 8 freguesias. Vamos ter de novo os direitos repostos, porque em termos financeiros, nada tinha mudado” adianta António Bota. No caso de Almodôvar, a desagregação das duas Uniões de Freguesias do concelho já haviam sido votadas e aprovadas em sede de Assembleia Municipal.

Já a União de Freguesias de Castro Verde e Casével, não deverá ser desagregada. Segundo o Grupo de Trabalho das Freguesias, esta freguesia “não reúne condições” para a desagregação. De resto, esta é a única União de Freguesias existente no concelho de Castro Verde.

Ainda no distrito de Beja, deverão ser desagregadas as Uniões de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos (Aljustrel), a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração (Moura), a União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo (Serpa), a União de Freguesias de Alfundão e Peroguarda (Ferreira do Alentejo), a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia (Ourique) e a União de Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros (Ferreira do Alentejo).

A decisão final deve ser tomada na próxima terça-feira, já que irá a votos na Comissão Técnica, para que seja ratificada.

Recorde-se que, no final de 2021, foi aprovado um diploma que abriu a porta à ao processo de reversão das Uniões de Freguesias, proporcionando autonomia a todas as que desejassem a desagregação.

Latest Posts

Não perder