Últimas Noticias

“Sonoridades & Sabores” regressa a Odemira com cinco encontros entre música e gastronomia tradicional

O concelho de Odemira volta a celebrar as suas tradições culturais e gastronómicas com o regresso do roteiro “Sonoridades & Sabores”, que, entre outubro e dezembro de 2026, promove cinco encontros dedicados à música, à poesia popular e aos sabores tradicionais da região.

A iniciativa arranca a 24 de outubro, no Café Poço Novo, em São Martinho das Amoreiras, seguindo-se encontros no Centro Social de Luzianes-Gare, a 7 de novembro, e no Bar da Cooperativa, em Odemira, a 21 de novembro. Em dezembro, o roteiro passa pelo Restaurante Eira da Lagoa, em Colos, no dia 5, e termina a 19 de dezembro, na Taberna da Ti Judite, no Castelão, freguesia de São Luís.

Em todas as localidades, a programação tem início às 16h00, com o cante ao baldão acompanhado pela viola campaniça. Pelas 18h00, os poetas populares da região dão voz à tradição dos versos improvisados, seguindo-se, às 19h00, a atuação de acordeonistas amadores do concelho.

Mais do que celebrar a gastronomia e a música tradicional, o roteiro pretende valorizar o património cultural imaterial de Odemira, contribuindo para a preservação e divulgação dos saberes e costumes locais. A passagem por diferentes freguesias permite também aproximar comunidades, incentivar a participação da população e criar espaços de convívio em torno das tradições que marcam a identidade do território.

O roteiro “Sonoridades & Sabores” é promovido pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, o Município de Odemira e as juntas de freguesia envolvidas na programação.

Latest Posts

Não perder