Estiveram reunidos em Aracena, no passado dia 19 de julho, autarcas e técnicos dos municípios de Serpa, Aroche e Aracena, para a apresentação do II Festival do Território Hospitalário e de uma nova aplicação de Turismo na Raia, com toda a informação necessária para conhecer estes três territórios.
Segundo a autarquia serpense, “a Margem Esquerda do Guadiana e a Serra de Aracena e Picos de Aroche continuam a ter nos seus territórios um grande número de castelos que, durante a Idade Média, tinham uma função militar, mas que, atualmente, são recursos turísticos, culturais e elementos para o conhecimento de uma história partilhada”.
O município explica que, “a existência de uma história comum entre os municípios de Serpa, Aroche e Aracena que deve ser valorizada e conhecida, justifica a realização de atividades lúdico-culturais que destaquem esta circunstância. Assim, em 2018, com a realização do “Território Hospitalário: história medieval na Raia”, um projeto transfronteiriço de cooperação, foram consolidadas as bases”.
“A partir deste projeto, nasceu “A Raia: II Festival do Território Hospitalário”, baseado na realização de um festival medieval de caráter transfronteiriço, que integra diferentes atividades culturais, divulgativas e de recriação histórica em cada município através de uma agenda cultural comum sob a marca Território Hospitalário” sublinha a mesma fonte.
O Festival é composto por vários eventos culturais que se realizam durante o mês de agosto de forma consecutiva: a Muestra de Música Antigua – Castillo de Aracena (de 4 a 8 de agosto), Noche de las Velas em Aroche (14 de agosto) e Festival da Raia em Serpa (21 de agosto).
Sob um tema comum, o medieval, serão desenvolvidas atividades culturais e de recriação histórica nas três localidades. “Esta aposta na divulgação do património e da história comum, pretende consolidar o festival no calendário cultural da Raia” afirma a Câmara de Serpa.
Paralelamente, durante a reunião, foi apresentada a aplicação Turismo na Raia, em que o visitante encontra informação sobre os locais a visitar, onde se pode alojar e comer ou os eventos de interesse, com o objetivo de fomentar o turismo cultural destes três municípios.