A Câmara Municipal de Serpa iniciou esta semana a instalação de dosímetros para a medição de radão nos locais de trabalho, cumprindo assim a legislação em vigor.
A medida começou a ser implementada em edifícios escolares localizados em zonas de risco elevado, como Pias, e em zonas de risco moderado, nomeadamente em Serpa, Vale de Vargo, Vila Nova e Vila Verde de Ficalho.
O radão é um gás radioativo de origem natural, sem cor ou cheiro, que se origina a partir do urânio presente nas rochas e solos e que, através das fissuras e fendas, pode entrar no interior dos edifícios. A exposição prolongada ao radão é uma das principais causas de aparecimento de cancro do pulmão, sendo que fumadores e ex-fumadores estão sujeitos a um risco maior pela ação combinada do tabaco e do radão.
Segundo a autarquia, a instalação dos dosímetros nos locais de trabalho é uma medida preventiva que tem como objetivo garantir que a concentração de atividade de radão não ultrapasse os níveis de referência não prejudiciais à saúde. Esta ação é uma obrigação por parte das entidades empregadoras, que devem assegurar a segurança e saúde dos seus trabalhadores.
O município de Serpa acrescenta que “a instalação dos dosímetros é um passo importante para garantir a segurança dos trabalhadores nos locais de trabalho e prevenir a exposição prolongada ao radão”.
A autarquia espera que esta medida seja um exemplo a ser adotado por outras entidades empregadoras e que a população em geral esteja consciente da importância de adotar medidas preventivas para reduzir a exposição a este gás radioativo.