Sandfire Mineira Portugal inicia levantamentos geofísicos aéreos na região

0
1

A Sandfire Mineira Portugal anunciou o início de uma campanha de levantamentos geofísicos aéreos na área de concessão de prospeção e pesquisa denominada “Ourique”, abrangendo também parte do concelho de Almodôvar. Esta operação, que será realizada com o recurso a um helicóptero, “deverá começar no final desta semana ou no início da próxima, estando o seu arranque dependente das condições climatéricas” adianta a empresa.

A mesma fonte explica que “os trabalhos serão executados por uma aeronave especializada, equipada com tecnologia de leitura eletromagnética (EM)”. Ao mesmo tempo, esclarece que “esta metodologia não invasiva é amplamente utilizada nas fases iniciais de prospeção mineira e geológica”. O principal objetivo destes levantamentos é “recolher dados que permitam um conhecimento aprofundado do subsolo, o que se torna fundamental para otimizar os trabalhos subsequentes de prospeção”.

A Sandfire Mineira Portugal sublinha que “a operação será realizada a baixa altitude, mas garante que se trata de um procedimento padrão e seguro na indústria”. O impacto no território e na rotina da população “será mínimo”, uma vez que a tecnologia utilizada não é invasiva e não causa qualquer impacto em equipamentos eletrónicos ou nos animais.

Estima-se que os trabalhos de levantamento geofísico decorram por um período aproximado de duas semanas, embora a duração final possa ser ajustada em função das condições atmosféricas.

Imagerm: Jetphotos