17.3 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Novembro 16, 2025

Últimas Noticias

Rúben Luz Lameira passa à próxima etapa do programa “The Voice” da RTP1

Rúben Luz Lameira, 32 anos, músico, ensaiador e professor de música natural do Rosário, concelho de Almodôvar, no Baixo Alentejo passou ontem, domingo, à segunda etapa no programa da RTP1 “The Voice”.

O artista, é amplamente reconhecido como um embaixador da alma e da genuinidade do Cante Alentejano, dedicando a sua carreira à promoção desta tradição classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Nascido a 19 de dezembro de 1992, Rúben Luz Lameira passou os primeiros anos de vida na Alemanha, mas o seu percurso artístico começou verdadeiramente após o regresso à sua terra natal, tendo ingressado no grupo coral “As Andorinhas do Rosário” em 2000, marcando o início de uma trajetória que já celebra 25 anos.

A sua carreira é multifacetada, atuando não só como cantor, mas também como ensaiador e professor de música, com trabalho em grupos como “Os Picaretas” e “As Atabúas”. Integrou o prestigiado grupo coral Os Ganhões, de Castro Verde, e colaborou com artistas de renome como Dulce Pontes, Ricardo Ribeiro e a banda Adiafa.

Um dos seus projetos mais conhecidos foi Os Vocalistas, com quem participou no álbum de Cuca Roseta e conquistou o segundo lugar em duas edições de concursos televisivos da RTP: o “À Capela” e o “The Voice Gerações”. Mais recentemente, a sua participação no “The Voice Portugal” solidificou a sua carreira a solo e o seu papel de divulgador cultural, permitindo-lhe levar a autenticidade da música alentejana a novos públicos.

Em julho passado, durante a FACAL – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar, lançou o projeto “Modas Avulso”. Trata-se do espetáculo a solo mais recente de Rúben Luz Lameira, onde se apresenta acompanhado pela sua banda.

Este título reflete a natureza do espetáculo, que é uma coleção de modas (canções tradicionais alentejanas) avulso (separadas ou escolhidas individualmente), permitindo-lhe interpretar e reinterpretar o vasto repertório do Cante Alentejano, bem como apresentar temas originais.

Rúben Luz Lameira define-se por uma forte ética de humildade e verdade, valores que considera “cruciais para a sua arte”, e continua a ser um ativo promotor do Cante a nível internacional, nomeadamente no Canadá, onde esteve em outubro, na Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto, mantendo-se sempre fiel às suas raízes como “aquele rapaz do Rosário que canta”.

Latest Posts

Não perder