15 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026

Últimas Noticias

Roberto Grilo e Hermínia Vilar assumem novos cargos na estrutura da CCDR Alentejo

O economista Roberto Grilo foi eleito, esta manhã, para o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, numa votação realizada pelo conselho regional em Évora. Atualmente a exercer funções como vice-presidente responsável pela pasta da agricultura — cargo para o qual foi nomeado pelo Governo no início de 2025 —, Roberto Grilo apresentou-se como candidato único, contando com o apoio resultante de um entendimento político entre o PSD e o PS para a gestão dos organismos regionais. Esta eleição, que contou com os votos dos membros do conselho regional, à exceção dos autarcas, consolida a nova estrutura diretiva da instituição, que será ainda reforçada por cinco vice-presidentes nomeados pelo Governo para áreas setoriais específicas.

Na mesma reunião, ficaram também definidos os órgãos da comissão permanente do conselho regional da CCDR Alentejo. A liderança deste órgão consultivo foi confiada a Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da Universidade de Évora, que contará com a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, na vice-presidência, e com o autarca de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, como secretário. O elenco diretivo fica completo com um conjunto de vogais representantes de várias áreas da sociedade civil e política, nomeadamente José Daniel Sádio (Câmara de Estremoz), Luís Loures (Politécnico de Portalegre), David Simão (NERBE/AEBAL) e José Manuel Santos (Turismo do Alentejo e Ribatejo).

Este processo eleitoral encerra um ciclo de renovação dos órgãos da CCDR Alentejo, iniciado em janeiro com a eleição de Ricardo Pinheiro para a presidência e a reeleição de Aníbal Costa como vice-presidente, ambos escolhidos por colégios de autarcas. Tal como as restantes nomeações, estas escolhas basearam-se num acordo eleitoral alargado entre as duas maiores forças políticas nacionais.

A formalização oficial destas novas lideranças e a respetiva tomada de posse estão agendadas para o próximo dia 27 de fevereiro, completando-se assim o modelo de governação que deverá gerir o desenvolvimento regional nos próximos anos.

Latest Posts

Não perder