Com o aumento previsto das quantidades de materiais recicláveis provenientes das redes de recolha seletiva multimaterial, a Resialentejo avançou com um projeto de modernização e reconversão das unidades de triagem de recicláveis, financiado através do Alentejo 2030 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Resialentejo explica que, “este investimento tem como objetivo reforçar a capacidade de processamento das infraestruturas de triagem, e totaliza um investimento superior a 8 de milhões de euros com um apoio FEDER que ronda os 5 milhões e 800 mil euros”.
O projeto contempla “várias intervenções, nomeadamente na triagem do fluxo de embalagens, com a instalação de uma nova central de triagem com equipamentos fixos e obras de adaptação ao pavilhão existente, a coordenação e fiscalização da empreitada, a aquisição de um empilhador telescópico e a execução da empreitada de fornecimento de energia elétrica à nova central” revela a mesma fonte. A empresa acrescenta que, “no fluxo de papel e cartão, destaque para a remodelação da central de triagem existente e a aquisição de equipamentos móveis de movimentação, nomeadamente duas mini pás carregadoras e um empilhador telescópico”.
No que respeita à triagem de volumosos, recolhidos seletivamente, “o projeto inclui a construção de uma nova nave para a central de triagem – já executada – além do fornecimento e montagem de um triturador de volumosos e a aquisição de uma giratória de rodas equipada com grifa”.















