Foi aprovado ontem, dia 6 de outubro, em Parlamento Europeu (PE) um relatório sobre a segurança rodoviária com 615 votos a favor, 24 contra e 48 abstenções.
O relatório do PE dá conta de que cerca de 22.700 pessoas continuam a morrer anualmente nas estradas da União Europeia (UE) e cerca de 120.000 ficaram feridas com gravidade.
Esta instituição propõe a existência de um limite de velocidade de 30 km/h em zonas residenciais e com muitos ciclistas tendo como objetivo que as vias fiquem mais seguras e que haja tolerância zero para a condução sob o efeito de álcool.
De acordo com o mesmo relatório, o número de vítimas mortais nas estradas europeias diminuiu 36% na última década, abaixo do objetivo de 50% fixado pela UE. Portugal encontra-se acima desta percentagem apresentando 43% de óbitos nas estradas. A média da UE foi de 42/milhão em 2020, encontrando-se Portugal acima da média europeia, com 52/milhão.
Para além desta temática são tratados assuntos como limites de velocidade e de álcool no sangue, veículos mais seguros e investimentos e infraestruturas.