O Presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, Nelson Brito, reuniu com a Ministra da Saúde, Marta Temido, com o objetivo de analisar questões relacionadas com a Saúde no Baixo Alentejo.
Nelson Brito defendeu “a urgência de responder à carência de médicos de saúde pública no distrito, que deve ser suprida o mais rapidamente possível, ou por concurso ou, no imediato, através do recurso à mobilidade. O presidente do PS Baixo Alentejo apresentou também as necessidades ao nível das infraestruturas de saúde, com enfoque na construção da 2ª fase do Hospital José Joaquim Fernandes e inscrição desta obra no Plano de Recuperação e Resiliência, bem como garantir financiamento para a Unidade de Cuidados Intensivos, piso de consultas externas e projeto de instalação da ressonância magnética neste estabelecimento hospitalar”, diz o comunicado da Federação do PS do Baixo Alentejo.
No mesmo âmbito, “foi igualmente entregue à ministra um Projeto de Criação de Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital José Joaquim Fernandes, da autoria do Dr. José Munhoz Frade. Finalmente, ao nível das infraestruturas, foi frisada a necessidade de cumprir com o compromisso de construção da CPI – Centro de Respostas Integradas (Antigo CAT), o qual já tem terreno previsto, por via de um protocolo com o Município de Beja”.
O PS informa ainda que, “no último ponto da ordem de trabalhos, não obstante a recente boa notícia da colocação de 20 novos médicos internos no Hospital José Joaquim Fernandes e nos Centros de Saúde da ULSBA, foi sugerida à ministra a constituição de novos instrumentos para contratação de médicos para o interior, quer por via legislativa, quer por via do reforço da tabela remuneratória dos médicos que decidam fixar-se no interior”.
A nota dos socialistas conclui, referindo que “num momento em que a temática da saúde se tornou ainda mais premente, o PS Baixo Alentejo reafirma o seu total empenho na defesa do Serviço Nacional de Saúde, uma das maiores conquistas do Estado Social no nosso país”.