13 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Abril 24, 2025

Últimas Noticias

Portugal lidera na cobertura europeia de fibra óptica em zonas rurais

De acordo com um estudo do FTTH Council Europe, Portugal está acima da média europeia de cobertura de fibra óptica em zonas rurais. O organismo europeu dá a conhecer que houve uma rápida implantação de redes FTTH em áreas rurais no país. A informação em avançado pelo Portal SAPO TEK.

Segundo o SAPO TEK, o mais recente relatório da FTTH Council Europe revela que Portugal é o país com maior cobertura de fibra óptica (FTTH) em zonas rurais da União Europeia. O organismo responsável pelas redes de fibra ótica na Europa indica que, ao todo, 53% das casas em zonas rurais têm cobertura.

A Espanha ocupa o segundo lugar no “pódio”, com 42% das casas em zonas rurais com cobertura de fibra óptica, seguindo-se a Suécia, com 38%. Já países como o Reino Unido ou a Alemanha contam apenas com uma cobertura de 7,5% e de 6%, respetivamente.

De acordo com o estudo realizado pela IDATE para o FTTH Council Europe, Portugal está acima da média europeia de 18%. O organismo europeu dá a conhecer que em Portugal houve uma rápida implantação de redes FTTH em áreas rurais.

Recorde-se que em julho de 2019, a NOS e a Vodafone alargaram o número de casas cobertas com fibra ótica através de um acordo com a DSTelecom. Na altura, previa-se que a NOS chegasse a 5,7 milhões de casas e a Vodafone a 5,3 milhões, somando mais 900 a 1,2 milhões de lares aos que já tinham nos mapas de cobertura.

Recentemente, a Altice Portugal revelou que a meta das 5,3 milhões de casas com fibra em Portugal em 2020 está cada vez mais perto de ser alcançada. Em 2019 foram 425 mil os novos lares com o serviço, prefazendo um total de 4,9 milhões. Num ano em que a empresa vendeu 49,99% da rede de fibra ótica e encaixou 2.315 milhões de euros, alcançou ainda o marco de um milhão de clientes com fibra, instalando os 60% da base instalada.

Em março, a Anacom deu a conhecer que, no final de 2019, cerca de 67,3% das famílias subscreviam serviços de alta velocidade em local fixo e estima que, no mínimo, cerca de 5,3 milhões de alojamentos estavam cablados com uma rede de alta velocidade. Segundo a entidade reguladora, a fibra ótica é a tecnologia dominante, com uma cobertura de 78,7%.

No mesmo mês, a entidade indicou que no final de 2019, mais de metade dos acessos à Internet em banda larga fixa eram feitos através de fibra ótica (50,6%), quando há dois anos a percentagem se ficou pelos 45,2%. A Anacom deu ainda conta de um aumento de 17,4% do número de acessos da tecnologia relativamente a 2018, com 297 novos mil acessos.

Todos os concelhos do distrito de Beja estão cobertos com a Fibra Ótica da DS TELECOM, que distribui as operadores MEO, NOS, Vodafone e NOWO. O Concelho de Beja tem redes próprias das quatro operadoras nacionais, sendo o único que não é servido pela DST.

Fonte: Sapo Tek

Latest Posts

Não perder