8.7 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Fevereiro 7, 2026

Últimas Noticias

Portugal e Espanha reforçam cooperação nos cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) e a Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos (SECPAL) reforçaram a cooperação entre os dois países com a renovação e alargamento do Convénio Ibérico de colaboração, um acordo que visa fortalecer, qualificar e expandir os cuidados paliativos em Portugal e Espanha.

O entendimento prevê o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas científica, formativa e institucional, promovendo a investigação clínica e académica e facilitando a integração de profissionais e equipas portuguesas nas redes científicas e grupos de trabalho da sociedade espanhola.

Um dos pontos centrais do acordo passa pelo reforço da colaboração na revista Medicina Paliativa, publicação científica da SECPAL. A revista passará a ser traduzida para português e contará com representação portuguesa no seu Conselho Editorial, contribuindo para uma maior participação de investigadores nacionais e para o intercâmbio científico no espaço ibérico e ibero-americano.

Para Catarina Pazes, presidente da APCP, este acordo “representa um passo importante para reforçar a cooperação científica e institucional entre Portugal e Espanha”, sublinhando que ambos os países enfrentam desafios semelhantes na área dos cuidados paliativos. “O trabalho conjunto e a construção de uma visão comum são fundamentais para melhorar a resposta aos doentes e às suas famílias”, afirma.

Do lado espanhol, Elia Martínez, presidente da SECPAL, destaca que a ampliação do alcance da revista ficará concluída em março, com a assinatura de um convénio no Brasil com a Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos. Com este passo, Medicina Paliativa deverá afirmar-se como a principal revista científica de cuidados paliativos para Espanha, Portugal e América Latina.

Fundada em 1994, Medicina Paliativa é atualmente a publicação científica de referência em língua espanhola dedicada aos cuidados paliativos, estando entre as revistas biomédicas com maior número de artigos científicos sobre cuidados no fim de vida. Com esta nova colaboração ibero-americana, a revista inicia uma nova fase, reforçando o seu papel na difusão do conhecimento científico e na melhoria da prestação de cuidados paliativos no espaço de língua portuguesa e espanhola.

Latest Posts

Não perder