A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução decidiu alargar o pedido de audiências a representantes das principais instituições do Alentejo e Algarve.
A Plataforma explica que, “o objetivo é o de sensibilizar os mesmas para a importância da sua intervenção no sentido de se conseguir incluir ainda para financiamento no PNI 2030 e/ou PRR do troço ferroviário Beja-Ourique/Funcheira sem o qual a Linha do Alentejo não passará de um ramal para Beja, não cumprindo os seus principais e estratégicos objetivos os quais são de inquestionável interesse nacional”.
Nesse sentido, esclarece a Plataforma, “foram dirigidos pedidos de audiência ao Senhor Presidente do Conselho Regional do Alentejo e da Câmara Municipal de Sines, Dr. Nuno Mascarenhas; aos Senhores Presidentes das Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo e Câmara Municipal de Ponte de Sor, Dr. Hugo Hilário; do Alentejo Central e Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá; do Alentejo Litoral e Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Dr. Vítor Proença; Do Baixo Alentejo e Câmara Municipal de Almodôvar, Dr. António Manuel Bota ; da AMAL e Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Miguel Pina, e ainda ao Senhor Presidente da CCDR do Algarve Dr. José Apolinário”.
O Senhor Presidente da CIMAC, Carlos Pinto de Sá, “já confirmou a sua disponibilidade para nos receber hoje, dia 21, pelas 15 horas, nas instalações da CIMA, em Évora”, adianta.
A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã “decidiu ainda dirigir-se aos Deputados eleitos pelos círculos eleitorais do Alentejo no sentido destes colocarem ao Governo um conjunto de questões que permitam perceber melhor as razões pelas quais não há recursos financeiros para garantir o financiamento do troço ferroviário Beja-Ourique/Funcheira, sobretudo tendo presente o reconhecimento da importância do mesmo no Plano Ferroviário Nacional”.