Catarina Eufémia será homenageada no próximo dia 19 de maio, em Baleizão, no preciso dia em que se completam 70 anos do seu assassinato pelo fascismo, anuncia o PCP em comunicado.
“Exemplo e símbolo da trabalhadora de vanguarda e da mulher comunista, Catarina foi um exemplo de coragem e resistência, orgulho do glorioso proletariado rural alentejano, orgulho de todos os trabalhadores portugueses, orgulho do Partido Comunista Português”, sublinha a força política.
A homenagem, promovida pelo PCP – à semelhança do que tem acontecido anualmente desde o triunfo da Revolução de Abril, em 1974 –, “realiza-se em Baleizão, no domingo, 19, a partir das 11 horas, começando com uma concentração no Largo da Igreja. Seguem-se a deposição de flores no túmulo de Catarina, o desfile pelas ruas da aldeia até ao Largo Catarina Eufémia, um momento musical com o Grupo Coral de Baleizão e um comício, com a intervenção do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo e João Oliveira, 1º candidato da CDU ao Parlamento Europeu. Realiza-se depois, no Parque da Bela Vista, um almoço-convívio, com animação cultural” informam os comunistas.